Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan ressalta que problemas em Estância Velha foram pontuais e trabalha para normalização do abastecimento

Publicação:

reserva14
O abastecimento da cidade é realizado por meio da Estação de Tratamento de Água localizada em Campo Bom - Foto: Divulgação/Corsan

Os problemas de abastecimento de água ocorridos em Estância Velha foram pontuais. Se não houver outro tipo de evento, como falta de energia elétrica nos bombeamentos ou rompimentos de redes, o sistema tem condições de operar equilibrado, com plena normalidade.

O abastecimento da cidade é realizado por meio da Estação de Tratamento de Água localizada em Campo Bom e reforçado por dois poços artesianos. Entretanto, no final do ano, quando foi realizada uma obra de interligação de adutoras, em Campo Bom, houve a interrupção do fornecimento de energia elétrica, o que elevou o prazo previsto para a normalização do abastecimento de água, em especial nos locais mais altos e pontas de rede.

Nesses casos, a Corsan toma diversos procedimentos por meio de suas equipes, destacando-se a execução de expurgos nas tubulações de distribuição de água, por meio de hidrantes e registros de pontas de redes, já que podem ocorrer desprendimento de incrustações da rede e acontecerem alterações de cor e turbidez que, destaca-se, não trazem prejuízos à saúde da população. Também são feitas ações para a retomada gradual do abastecimento, em busca da uniformidade das condições de escoamento das águas nas tubulações de distribuição.

A empresa ressalta que em 2018 foram realizadas manutenções em todos os reservatórios operados pela Corsan em Estância Velha, conforme legislação estadual que determina a limpeza anual, e visa garantir o padrão de potabilidade da água. Nos casos de reservatórios particulares, a Corsan prestou atendimento de acordo com as solicitações dos usuários. Para setembro deste ano já está previsto o cronograma de nova limpeza de todos os reservatórios da empresa.

A Corsan esclarece que os usuários que se sentirem lesados por algum problema ocorrido no abastecimento de água de Estância Velha, podem requerer as providências no escritório local da empresa, que fará a avaliação de cada caso.

Texto: João Paulo Flores/Corsan
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul