Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Covatti Filho formaliza pedido de auditoria para tornar RS livre de febre aftosa sem vacinação

Publicação:

Frente Status Sanitário Animal
Covatti Filho discursa no lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal - Foto: Fernando Dias/Seapdr

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) formalizou nesta segunda-feira (23/4) o pedido de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no sistema de defesa sanitária animal com o objetivo de avaliar, na segunda quinzena de julho, a situação em relação à febre aftosa.

A iniciativa visa à possível evolução de status sanitário para a condição de livre de febre aftosa sem vacinação. O secretário Covatti Filho entregou o documento ao superintendente federal do Mapa no Estado, Bernardo Todeschini, durante o ato de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do Rio Grande do Sul, realizado na Assembleia Legislativa.

No documento, o secretário informa que o Estado já elaborou um plano estratégico para o cumprimento das metas, a partir de uma auditoria realizada em 2017, em conjunto com o governo federal. A implementação do plano tem permitido alcançar as metas definidas, sendo que a maioria delas já foi atendida ou está em andamento.

Conforme o documento, houve progresso no sistema de vigilância e monitoramento a campo em todo o Estado, incluindo o controle de trânsito animal e de produtos de origem animal nos postos de divisa e fronteira. Covatti Filho afirmou que o Rio Grande do Sul tem mantido adequada estrutura de pessoal e de equipamentos, capilaridade em todo seu território e ausência de circulação viral de febre aftosa nos países limítrofes com o Estado.

“O progresso do sistema de defesa animal tem sido uma prioridade dos setores público e privado do Estado, e seu constante monitoramento permite que consideremos que o Rio Grande do Sul tem condições de atender aos requisitos necessários para que seja retirada da vacina contra febre aftosa”, disse o secretário.

Frente parlamentar

O pedido de auditoria ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar, iniciativa do deputado estadual Ernani Polo. A chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapdr, Rosane Collares, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Estado na área, apresentou a estrutura física e de pessoal da Seapdr, fez um histórico da febre aftosa e abordou o plano de ação estadual. Rosane esteve acompanhada do diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto.

Também participaram do evento o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber; o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke; o senador Luis Carlos Heinze; parlamentares estaduais e federais, entidades representativas das cadeias produtivas de proteína animal e técnicos do setor.

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul