CRM participa do lançamento da Patrulha Maria da Penha em Charqueadas

CRM participa do lançamento da Patrulha Maria da Penha em Charqueadas

O município de Charqueadas passa a contar com uma Patrulha Maria da Penha para combater a violência contra a mulher na Região do Baixo Jacuí. O lançamento oficial aconteceu nesta segunda-feira (19), durante reunião de apresentação na Prefeitura do município, onde foram expostos os planos de ação da Patrulha e as iniciativas do Governo do Estado para redução dos crimes contra a mulher.

O diretor administrativo da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Marcio Cairuga, destacou o apoio da instituição em benefício das comunidades onde atua, ressaltando que mais de R$ 200 mil foram repassados a Charqueadas para a implantação de projetos sociais. E, para reforçar a eficiência da Patrulha Maria da Penha, Cairuga fez a entrega de um dispositivo portátil Tablet com acesso à internet para compor os serviços na região.

O equipamento irá auxiliar a BM na Região Carbonífera do Baixo Jacuí. Em maio deste ano a CRM já havia doado um automóvel, modelo Zafira Elite 2005, ao Projeto Patrulha Maria da Penha.

Conforme a comandante do 19º BPM e responsável pelas Patrulhas Maria da Penha no Estado, cel. Nadia Gerhard, é fundamental a integração dos órgãos públicos no enfrentamento. Segundo ela, através da Patrulha Maria da Penha, a Brigada Militar funciona como os olhos da Polícia Civil e do Judiciário, significando efetivamente a proteção do Estado. É uma polícia restaurativa, pós delito e que serve de encorajamento para que haja testemunhas, frisou.

O major José Renato Romano dos Santos, do 28º BPM Charqueadas, ressaltou a necessidade da região contar com a Patrulha, tendo em vista que sedia uma penitenciária onde ocorrem muitos crimes contra as mulheres.

Conforme dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública, a violência contra a mulher é uma epidemia mundial. Após a criação da Secretaria de Política para as Mulheres pelo governador Tarso Genro, em 2011, os órgãos de segurança passaram a contar com estatísticas inexistentes até então.

Um exemplo preocupante dos índices é que neste ano, já ocorreram mais de 60 femicídios no Estado, na maioria, cometidos pelo marido ou companheiro. Os dados apontam que são mais de três estupros por semana e, em 83% dos casos de crimes registrados, o cenário é a própria residência da vítima.

O funcionamento da Sala Lilás, do Instituto Geral de Perícias para atendimento de mulheres que sofreram violência e a atuação da Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher também foram expostos.

Texto e foto: Leonardo Nunes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305