Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Treinamento em hemoterapia realizado por SES e HCPA conclui primeira aula

Publicação:

Cremers hemoterapia
A parte teórica do curso ainda terá mais duas aulas presenciais, nos sábados 27/4 e 11/5, na sede do Cremers - Foto: Divulgação / SES

Começou no sábado (13/4) a segunda edição do curso de hemoterapia para médicos responsáveis técnicos das agências transfusionais. Oferecido pela Hemorrede/RS da Secretaria da Saúde (SES) em parceria com o Serviço Hemoterápico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o curso treina profissionais médicos não especialistas sobre as atividades inerentes à atuação nas agências transfusionais.

Conforme a coordenadora da Capacitação, Ane Fröhlich, a finalidade das agências é armazenar e realizar testes pré-transfusionais para a realização das transfusões de sangue na rede hemoterápica.

A diretora da Hemorrede/RS, Helena Beatriz Silveira Cunha, entende que a capacitação é de fundamental importância para a qualificação profissional da hemoterapia do estado.

O módulo presencial foi realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). O estágio em hemoterapia será em hospitais e hemocentros conveniados, com prévio agendamento através do Núcleo de Treinamentos da Hemorrede.

O curso é composto por duas fases. A primeira é teórica, durante três sábados (13/4, 27/4 e 11/5), na sede do Cremers, na capital. A segunda é o estágio prático, que será realizado em Hemocentros e hospitais conveniados. A carga total é de 50 horas.

A primeira edição do curso ocorreu no ano passado. Mais informações no Núcleo de Treinamentos da Hemorrede, pelo telefone (51) 3336-6755 ramal 224 ou 205.

Texto: Gustavo Trevisi do Nascimento / Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul