Curso de inteligência penitenciária reúne profissionais de diversas instituições do país em Porto Alegre

Curso Básico de Inteligência Penitenciária
Abertura do curso, que conta com representantes de 13 instituições que atuam na inteligência, ocorreu na manhã de segunda-feira - Foto: Ascom Susepe

O 63º Curso Básico de Inteligência Penitenciária (CBIPENO) ocorre até sexta-feira (22/11) em Porto Alegre, com o objetivo de integrar e compartilhar informações entre os órgãos de inteligência brasileiros. Iniciado na segunda-feira (18/11), foi organizado pelos departamentos de inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante o curso, serão ministradas disciplinas de inteligência, contra-inteligência e operações, que estão inseridas na Doutrina Nacional de Inteligência Penitenciária. Essa edição conta com 48 participantes, de 13 instituições que atuam na inteligência. Delegados penitenciários e servidores penitenciários da Susepe também participam da formação.

A diretora do Departamento de Inteligência Penitenciária da Seapen, Letícia Coimbra, destacou que o curso é de extrema relevância frente ao cenário atual da segurança pública e que é fundamental a integração entre as instituições responsáveis por essa área. “A inteligência é o caminho para desarticular as organizações criminosas, dentro e fora do sistema prisional”, afirmou.

O agente de Execução Penal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sérgio Medeiros, enfatizou que o trabalho de inteligência auxilia no combate às organizações criminosas. Destacou ainda a preocupação da Diretoria de Inteligência Penitenciária do Depen em promover a capacitação, sendo que mais de 600 profissionais de inteligência no país já receberam qualificação no segundo semestre deste ano.

O superintendente adjunto da Susepe, Everson Munhós, pontuou que o curso é uma oportunidade de fazer uma fusão entre a expertise e a coragem dos servidores da área da inteligência com o aperfeiçoamento da parte técnica. “Essa capacitação vem para qualificar todo o trabalho já realizado e isso culminará em melhor informação para dar suporte diário ao trabalho realizado pelos profissionais da segurança”, ressaltou.

Também compuseram a mesa de abertura o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência do Rio Grande do Sul (ABIN), Raul Loureiro Queirós, o secretário da Segurança Pública de Porto Alegre, Rafael Bernardo de Oliveira, e o deputado federal Ronaldo Santini.

Estiveram presentes no evento representantes de Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Petrobras, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e secretarias da Segurança de Porto Alegre e de Canoas.

Texto: Ascom Susepe
Edição: Vitor Necchi/Secom