Daer conclui recuperação da ERS-168 entre Santiago e Bossoroca

Obras em 44 quilômetros melhoram condições de tráfego entre a Região Central e as Missões

ERS 168 foto1
Houve reconstrução completa no trecho pertencente a Bossoroca - Foto: Divulgação Daer

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – concluiu mais uma das metas do Plano de Obras do Governo do Estado: a recuperação da rodovia ERS-168.

A recuperação ocorreu ao longo de 44 quilômetros entre os municípios de Santiago e Bossoroca – trecho considerado uma das principais rotas entre as regiões Central e Missões.

Além da recuperação completa dos sete quilômetros mais críticos na chegada a Bossoroca, as frentes de obras também executaram a manutenção da pista nos 37 quilômetros restantes até Santiago.

O primeiro serviço foi concluído no final de abril. A recuperação da maior parte da rodovia ficou pronta no fim de maio. O investimento é de cerca de R$ 6 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

“Mesmo durante a pandemia do coronavírus, mantivemos entre nossas prioridades a entrega dessa obra importantíssima ao Estado”, afirma o secretário Juvir Costella. "Com isso, melhoramos consideravelmente as condições de trafegabilidade para a circulação de pessoas e o escoamento da produção agropecuária."

Outras estradas da região também estão recebendo atenção especial do Daer. É o caso das obras que se iniciaram neste mês na RSC-377, entre Capão do Cipó e o distrito de Santa Tecla, em Tupanciretã. Cerca de R$ 2 milhões – provenientes do Tesouro do Estado – serão investidos na melhoria do pavimento do trecho de 40 quilômetros.

No segundo semestre será concluída a pavimentação de quatro quilômetros da ERS-566, em Alegrete. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3 milhões, provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

“Estamos com diversas frentes de trabalho que, ao longo deste ano, vão proporcionar uma melhora significativa na malha rodoviária da região", afirma o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. "A expectativa é encerrar 2020 com a conclusão de estradas que melhorem o acesso da comunidade e alavanquem o desenvolvimento regional.”

Texto: Liana Ramos Carvalho/Ascom Daer
Edução: Marcelo Flach/Secom