Daer recupera ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha

Ponte Daer ERS448
Motoristas devem transitar com cautela durante a recuperação da estrutura - Foto: Daer / Arquivo

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) recupera a ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, na
ERS-448. Iniciadas neste mês, as obras de reforço na estrutura são realizadas pelos servidores da autarquia, através da Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA) do Daer, com apoio da 2ª Superintendência Regional, de Bento Gonçalves, e da prefeitura de Nova Roma do Sul.

Os serviços começaram na última semana com a concretagem da lateral esquerda da laje, sentido de quem vai para Nova Roma do Sul, e exigiram bloqueios parciais do trânsito.

Nesta semana, está prevista a cura do concreto, processo que garante ao material a resistência necessária para manter a segurança da pista. Não haverá interrupções no trânsito, mas estreitamento na faixa de tráfego sobre a ponte, permanecendo a passagem do fluxo de um sentido por vez.

Os bloqueios devem ocorrer novamente a partir do dia 18 deste mês, quando serão realizadas atividades na lateral direita. A previsão é de que o término da obra ocorra em março, período que pode sofrer modificações de acordo com as condições climáticas.

Atenção durante as obras

Os motoristas, especialmente os de veículos de carga, devem trafegar com atenção enquanto permanecerem os serviços. O limite de peso bruto total é de 24 toneladas.

O deslocamento deve ser em velocidade reduzida, sem freadas ou acelerações bruscas, especialmente na metade da ponte do lado de Nova Roma do Sul que está em obras.

Também é importante que não circulem simultaneamente dois veículos de carga em cada parte da estrutura: um caminhão só deve avançar sobre a ponte quando o da frente tiver ultrapassado a metade da estrutura.

Texto: Liana Ramos Carvalho/Daer
Edição: Marcelo Flach/Secom