Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

De Stonewall ao Nuances: 50 anos de Ação é atração no Memorial do RS

Publicação:

Stonewall cartaz
Mostra celebra os 50 anos da Revolta de Stonewall, em Nova Iorque, e os 28 anos do Nuances - Foto: Divulgação / Nuances

A exposição exibe fotografias, cartazes, panfletos, bandeiras, jornais e reportagens, além de uma recriação cenográfica do Bar Stonewall Inn. O evento tem realização do grupo Nuances e do curso de Museologia da UFRGS.

A exposição De Stonewall ao Nuances: 50 anos de Ação será inaugurada na próxima terça-feira (18/6), no 1º andar do Memorial do Rio Grande do Sul (rua 7 de Setembro, 1.020, em Porto Alegre), com visitação de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingos e feriados, das 13h às 17h. Permanece em cartaz até 14 de julho, com entrada franca. O evento é realizado pelo Nuances – grupo pela livre expressão , em parceria com o Laboratório de Criação Museográfica (Criamus), do curso de museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Fachada do Stonewall Inn  Fonte   Encyclopaedia Britannica
Fachada do bar Stonewall Inn, onde ocorreu conflito entre clientes e polícia em 1969 - Foto: Divulgação

A mostra celebra os 50 anos da Revolta de Stonewall, iniciada em 28 de junho de 1969 em Nova Iorque, no Bar Stonewall Inn  um espaço de socialização LGBTI+. O conflito entre clientes e a polícia durou três dias e repercutiu em grande escala, tornando-se referência mundial na luta pela livre expressão sexual. A exposição comemora também os 28 anos do Nuances  Grupo Pela Livre Expressão Sexual , pioneiro na conquista de direitos sociais e civis e no estabelecimento de uma legislação de combate à LGBTfobia, cuja atuação é referência nacional.

Breve Histórico

No Brasil, o jornal Lampião da Esquina (1978) foi o primeiro veículo a dar voz aos LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Intersexuais e toda e qualquer outra pessoa que se identifique com o espectro LGBT), inspirando vários grupos que lutam contra o preconceito e a homofobia, como é o caso do Nuances. Criado em 1991, na Casa do Estudante Universitário da Ufrgs, o grupo tem participação nas áreas da saúde, cultura, educação e direitos humanos. Conhecido como um espaço de reflexão e de atuação na construção de uma sociedade democrática, na valorização e no respeito à diversidade.

Acervo do Nuances no Arquivo Histórico do RS

Em 2014, o Arquivo Histórico do RS – instituição da Secretaria da Cultura (Sedac) – recebeu de Célio Golin (dirigente da ONG Nuances) parte da documentação do grupo para ser organizada e disponibilizada ao público. São correspondências (1991-1997), atas, projetos, fotografias, cartazes, reuniões, recortes de jornais, livros, material de audiovisual, panfletos, folders e informativos.

O material já está disponível para pesquisa e oferece um amplo painel das lutas, reivindicações, mobilizações e formas de organização do movimento LGBTI+ no Rio Grande do Sul, bem como sua articulação com várias instituições, em nível nacional e internacional.

De Stonewall ao Nuances: 50 anos de Ação

De 19 de junho a 14 de julho
Abertura: 18 de junho
Quando: de terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, 1.020,  1° andar, Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada franca

Texto: Ascom Memorial do RS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul