Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Debates temáticos encerram terceiro encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Publicação:

Cosud encerramento
Governadores no encerramento do terceiro Cosud: próximo encontro será em 13 de julho no Espírito Santo - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Depois de mais de oito horas de reuniões de trabalho, painéis e oficinas temáticas, encerrou-se no final da tarde deste sábado (25/5), em Gramado, na serra gaúcha, o terceiro encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Mais de 150 pessoas, entre governadores, vice-governadores, secretários e técnicos dos sete Estados que compõem o grupo, participaram do evento no Hotel Master.

A apresentação do resultado das oficinas temáticas, em que secretários e técnicos avaliaram a evolução das ações do plano traçado na última reunião do Cosud, realizada em São Paulo em abril, e discutiram projetos de interesse comum, foi a última atividade do encontro.

Foram apresentados três projetos eleitos como prioritários pelos representantes dos 10 grupos: Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Turismo; Ciência e Tecnologia; Educação; Infraestrutura e Meio Ambiente; Transporte e Logística; Saúde Pública; Administração Penitenciária; Fazenda e Planejamento.

GRAMADO, RS, BRASIL,25/05/2019 - Oficinas temáticas durante o encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Fotos: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Salas temáticas reuniram secretários e integrantes de pastas similares - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Por fim, cada um dos governadores, Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG) e o vice-governador Cláudio Castro, representando Wilson Witzel (RJ), teve oportunidade de fazer uma declaração. 

Anfitrião do evento, Leite agradeceu mais uma vez pela presença de todos e explicou que o Kikito – símbolo do prêmio máximo concedido no Festival de Cinema de Gramado – de chocolate entregue aos convidados é um convite para prestigiarem a 47ª edição do evento, de 16 a 24 de agosto de 2019.

“Foi um encontro superpositivo que, mais uma vez, ressaltou o nosso posicionamento, dos governos do Sul e do Sudeste, favorável a uma urgente reforma da Previdência que inclua os Estados. Demos mais um passo importante aqui, com a manifestação, na Carta de Gramado, sobre o saneamento básico. É consenso entre os governadores de que é necessário trabalhar com ampliação da iniciativa privada no setor”, avaliou Leite, encerrando o evento. A quarta reunião do Cosud foi marcada para o dia 13 de julho em Vitória (ES).

Entrevista coletiva

Em entrevista coletiva no terceiro encontro do Cosud, governadores dos setes Estados falaram sobre os temas abordados no encontro: reforma da Previdência, com a inclusão dos Estados, saneamento, ajuste fiscal, dívida com a União e incentivos para o desenvolvimento econômico. Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul