Defesa Civil monitora efeitos de temporais e socorre municípios

Governador José Ivo Sartori convocou reunião para tratar dos temporais e consequências no estado

destelhamento
Comunidade pode ajudar com doações para a Defesa Civil - Foto: Defesa Civil

O governo do Estado está monitorando de perto a situação dos municípios atingidos por temporais e enviando materiais de auxílio, por intermédio da Defesa Civil. Agora à tarde, o governador José Ivo Sartori reúne-se com os secretarias da Segurança Pública, da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, de Comunicação, e titulares da Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil para avaliação dos efeitos e encaminhamento de novas ações. "Lamentamos as fatalidades e seguimos priorizando o auxílio às famílias gaúchas afetadas pelos temporais das últimas horas. A Defesa Civil já atua intensamente nos municípios", afirmou o governador.

A Região Norte está entre as mais atingidas. Um homem e uma mulher morreram em Ciríaco e Sarandi devido aos temporais entre a noite de segunda-feira (11) e a madrugada desta terça-feira (12). Conforme explicou o subchefe da Defesa Civil, coronel Jarbas Trois de Avila, em entrevista nesta manhã ao portal do Estado, o governo mantém contato permanente com as prefeituras.

WhatsApp Image 2018 06 12 at 11 03 03
A região norte está entre as mais atingidas - Foto: Defesa Civil

Qual a situação atual no Rio Grande do Sul?

Coronel – As informações estão mudando muito rapidamente porque as prefeituras estão em contato direto conosco. Mas o que nós sabemos é que pelos menos 21 municípios foram atingidos por chuva, granizo e/ou ventos fortes desde a tarde passada (veja tabela abaixo). Podemos dizer que foi um fenômeno climático muito adverso. O mais grave é a confirmação de duas mortes na Região Norte do estado: uma em Ciríaco e outra em Sarandi, onde sabemos que há ainda outros feridos. Neste momento, o número de casas atingidas é de 984, mas as informações estão sendo atualizadas a todo momento. Isso significa que milhares de pessoas foram atingidas, com mais ou menos intensidade. O balanço exato nós devemos ter mais para o fim do dia ou até amanhã, já que muitas das localidades atingidas estão sem energia elétrica, então a comunicação fica mais difícil.

Alguns moradores falam em tornado…

Coronel – Nós recebemos essas informações e estamos analisando os registros, as imagens, os depoimentos. Por enquanto, não podemos confirmar. Mas também não descartamos.

Qual a prioridade agora, coronel?

Coronel – Em situações assim, a prioridade sempre é atender às pessoas. Me refiro aos feridos e aos moradores que precisam sair de casa e ir para um abrigo. Temos registro de poucos desabrigados e desalojados, felizmente. Estamos em contato com as defesas civis regionais e municipais, avaliando todas essas situações. E também estamos enviando vinte rolos de lona para os locais mais afetados.

E como as pessoas podem ajudar?

Coronel – As pessoas podem ajudar com doações para a Defesa Civil do seu município. Precisamos dos mesmos itens que pedimos na Campanha do Agasalho: roupas, calçados, cobertores, colchões, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, água, enfim, basicamente essa ajuda mais emergencial. E o nosso telefone é o 199.

WhatsApp Image 2018 06 12 at 11
Governo gaúcho está monitorando de perto a situação e enviando material para as cidades - Foto: Defesa Civil

Tabela de danos:

Município
Regional
Dano
Água Santa
Atingidos: (contabilizando) residências
Araricá
Atingidos: 75
residências /
1 escola/ 1 ginásio / 1 família desalojada