Mais de 8,4 mil cestas básicas serão repassadas a afetados pela estiagem

Cestas básicas enviadas pelo Ministério da Integração Nacional ajudam 16 municípios - Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul iniciou, nesta quarta-feira (25), a entrega de cestas básicas vindas do Ministério da Integração Nacional para os municípios que enfrentam dificuldades por causa da estiagem. No total, serão repassadas 8.463 cestas básicas a 16 municípios.

Uma equipe da Defesa Civil trabalhou ao longo do dia desta quarta para distribuir os donativos no Banco de Alimentos da Fiergs - Avenida Francisco Silveira Bitencourt, 1928, em Porto Alegre. O serviço continua nesta quinta (26) e no dia 2 de maio. "A retirada é simples e pode ser feita por qualquer servidor municipal. Depois, a confirmação do recebimento dentro da cidade deve ser assinada pelo prefeito e enviada para a Defesa Civil", explica o subchefe da Defesa Civil, coronel Jarbas Ávila.

Equipe da Defesa Civil trabalhou ao longo do dia para distribuir donativos no Banco de Alimentos da Fiergs - Foto: Divulgação/Defesa Civil

Desde o final de 2017, municípios da Região Sul do Estado e de parte da Campanha passam por problemas decorrentes da estiagem. Entre estes, 36 já tiveram a situação de emergência homologada e reconhecida.

Além das cestas básicas recebidas do governo federal (8.463) e do governo estadual (2.204), as cidades afetadas obtiveram auxílio em maquinários para abertura de poços, açudes e limpeza de rios e mananciais de água. Também foram cedidos equipamentos de reserva e distribuição de água. Para o encaminhamento de processos de solicitação de ajuda federal, foi prestado assessoramento pelo governo do Estado.

Agenda de distribuição

25 de abril - Bagé, Aceguá, Capão do Leão e São Jerônimo

26 de abril - Herval, Santana da Boa Vista e Morro Redondo

2 de maio - Cerrito, Cristal, Dom Feliciano, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Turuçu e Hulha Negra