Sob o tema “Ventania”, teve início o Desafio Literário 2018

desafio25
No total, 31 pessoas se inscreveram e 17 compareceram à atividade - Foto: Divulgação/IEL

Sob o tema “Ventania”, teve início na noite dessa quinta-feira (8), o Desafio Literário 2018, atividade do Instituto Estadual do Livro (IEL) e de sua Associação de Amigos, a Associação Lígia Averbuck, que estimula a produção literária, em diferentes gêneros, ao longo de cinco dias. No total, 31 pessoas se inscreveram e 17 compareceram à atividade na Biblioteca Pública do Estado, produzindo narrativa de 12 linhas semelhante ao conto, mas com dimensão e estrutura condensadas.

A cada dia é sorteado um tema, que será trabalhado pelos participantes. O resultado de cada etapa – exceto a última – é afixado na entrada do local de realização da ação, na Biblioteca Pública do Estado, no início da etapa seguinte. A Comissão Julgadora, composta por membros da Academia Rio-grandense de Letras, Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e Associação Lígia Averbuck se reúne pelas manhãs, para deliberar sobre as classificações. A diretora do IEL, Patrícia Langlois, anunciou que nesta terceira edição da iniciativa, pretende fazer um “Desafio Literário Digital”, edição com a publicação dos trabalhos dos nove vencedores.

Para Bárbara Sancu, que ganhou em 2017, a ideia é “pioneira e criativa porque traz o conceito de Master Chef para a literatura, com cardápio de gêneros a cada dia e um tema diferente.” Formada em Letras, fez oficinas com Ana Melo e Celso Cisto, já participou de algumas antologias, mas nunca havia participado de concursos literários. “Ela oportuniza nos desafiarmos como escritores, de forma espontânea, sem revisão. Tem sabor diferente esta competição”, afirmou.

A agenda contempla na sexta (9), Poetrix (semelhante ao Haicai, mas sem a mesma rigidez formal ou temática); no sábado (10), Poema Livre; domingo (11), Crônica e na segunda (12), Conto. A premiação será na terça-feira (13), no Auditório do Margs (Praça da Alfândega), onde ocorrerá um sarau com a leitura dos minicontos produzidos por todos os candidatos presentes e o anúncio dos três primeiros colocados. Estes receberão troféus, confeccionados pela empresa Brascril, certificados emitidos pelo IEL e terão seus textos publicados nos canais oficiais da instituição (blog e redes sociais).

Informações: http://ielrs.blogspot.com e/ou (51) 3314-6450 – IEL.

Texto: Vera Pinto/IEL
Edição: André Malinoski/Secom