Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desenvolvimento Social leva serviços a Lajeado em Ação Global do Sesi

Publicação:

778 (1)
Serviços de saúde, documentação e lazer foram oferecidos - Foto: Divulgação SDSTJDH

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) esteve presente na Ação Global que ocorreu nesse sábado (26) no Parque do Imigrante, em Lajeado. A promoção, do Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a rede Globo, ofereceu serviços de saúde, documentação e lazer gratuitamente. 

As unidades móveis da FGTAS/Sine, Procon-RS e do Departamento da Juventude prestaram serviços durante todo o dia. A unidade da FGTAS prestou serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na unidade do Procon a população teve acesso a informações e orientações sobre direito do consumidor e onde buscar ajuda quando necessário. No ônibus do Departamento da Juventude, foram prestadas informações sobre os programas como o acesso ao ID Jovem e ao Programa de Oportunidades e Direitos. 

Os coordenadores e assessores do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SDSTJDH distribuiram material educativo e prestaram orientações sobre as políticas públicas e direitos dos cidadãos em especial aos grupos mais vulneráveis como crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência, comunidade LGBT, povo negro, indígenas e inter-religioso entre outros. 

A Ação Global teve como tema "Sesi: Educando para Transformar.” A área de direitos humanos procurou ampliar a discussão e acessibilidade a direitos de mulheres, negros, LGBTs, idosos, soropositivos e outros públicos vulneráveis à discriminação e preconceito.

Também foi promovido um casamento comunitário e atividades como teste de glicose, exames, verificação de pressão arterial, teste de acuidade visual, cadeiras de massagem, atividades de saúde bucal e de primeiros socorros, emissão de documentos, consulta ao SCPC, corte de cabelo, oficinas de artesanato e esportivas, inscrições em cursos gratuitos do Sesi, mateada, brinquedos infláveis, parede de escalada, tirolesa, escolinha de trânsito, jogos eletrônicos, aulas de defesa pessoal, coleta de lixo eletrônico, entre outros.

Texto: Ascom/SDSTJDH
Edição: Leonardo Nunes/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul