Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Educação bilíngue de surdos é tema de encontro promovido pela Seduc

Publicação:

Card Educação Novas Façanhas
-

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre a terça-feira (13/8) e a quinta (15/8), o seminário Educação Bilíngue de Surdos: Teorias, Políticas e Práticas. A abertura será às 9h, no Teatro da Unisinos Porto Alegre (avenida Nilo Peçanha, 1.600, bairro Boa Vista) com a presença do secretário da Educação, Faisal Karam.

A proposta é compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, além de disseminar estudos e pesquisas na área da surdez com o intuito de buscar a construção de políticas públicas. O seminário é realizado em parceria com a Unisinos e o Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do evento é compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, assim como orientar e apoiar os sistemas de ensino brasileiros, disseminando estudos e pesquisas na área da surdez.

O público inscrito é formado por professores, técnicos, estudantes universitários, pesquisadores e tradutores/intérpretes de Língua de Sinais. No total, representantes de 62 municípios gaúchos estarão presentes, além de inscritos de outros de sete Estados.

Seminário educação bilíngue surdos
seminario-educacao-bilingue-surdos.jpg

Dados da educação de surdos no RS

A rede estadual de ensino conta com cinco escolas específicas para surdos, localizadas em Porto Alegre, Esteio, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Santa Maria. Além disso, 707 instituições de ensino do RS fazem o atendimento inclusivo dos 1.279 alunos surdos e deficientes auditivos matriculados nas escolas estaduais.

escola surdos Seduc
Alunos da Escola Gomes Jardim, de Guaíba, aprendendo a Língua Brasileira de Sinais - Foto: Arquivo / Seduc

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul