Em evento de lideranças femininas, Leite destaca presença de mulheres no governo

Palestra Fórum Conselhos 1
Governador fez palestra em fórum promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC-RS), na capital - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite – assim como a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos –, foi palestrante, na manhã desta quinta-feira (15/8), na capital, do 2º Fórum de Mulheres em Conselhos.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC-RS), o evento é voltado para o desenvolvimento de lideranças femininas gaúchas para conselhos de administração, fiscal ou consultivo de empresas.

Leite abriu o Fórum com uma palestra sobre os desafios e as perspectivas econômico-políticas para a recuperação do Rio Grande do Sul. O governador reforçou que a sua gestão está centrada em “realidade, transparência, diálogo e respeito”, com ações divididas entre a agenda de combate à crise fiscal e a agenda de desenvolvimento.

Palestra Fórum Conselhos 2
Leite disse que as ações de governo estão divididas entre a agenda de combate à crise fiscal e a agenda de desenvolvimento - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Ao público formado por 60 mulheres, Leite afirmou, ainda, que tem a honra de contar com 62% da força de trabalho no governo composta por mulheres (74.750 mil dos 132.861 postos ativos na administração direta e indireta) e 57% dos cargos de chefia no RS são delas (3.117 dos 5.476).

“No meu gabinete, quase 90% dos cargos de chefia são de mulheres, sendo o setor líder nesse quesito. Isso não é melhor nem pior, mas significa que confiamos na capacidade de liderança feminina e daremos sempre e cada vez mais oportunidades nesse sentido”, destacou o governador.

Ainda na manhã desta quinta-feira, Leany e Tânia farão palestras, compartilhando suas experiências profissionais e discutindo questões políticas, econômicas e sociais do Estado e, especificamente, sobre as lideranças femininas no governo.

O evento

O Fórum Mulheres em Conselho do IBGC/RS é apoiado pelo WCD – Women Corporate Directors e pelo 30% Club, sendo composto por 50 profissionais, incluindo conselheiras de administração, membros de empresas familiares e executivas C-Level.

A segunda edição do evento é formada por seis módulos: (1) Desafios e perspectivas da participação feminina em conselhos; (2) Responsabilidades legais dos conselhos de administração; (3) Jornada e construção para ser conselheira; (4) Monitoramento do Desempenho Empresarial como ferramenta; (5) Visão sistêmica e de inovação tecnológica, mercadológica e geracional; (6) e Experiência prática: casos reais de empresa familiar e de capital aberto, listada em bolsa.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom