Em Passo Fundo, Ranolfo apresenta o RS Seguro e índices de criminalidade

Ranolfo PassoFundo 1
O governador em exercício destacou as premissas do programa: integração, inteligência e investimento qualificado - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior esteve em Passo Fundo nesta sexta-feira (13/9) para se reunir com lideranças locais e apresentar o programa RS Seguro. Maior cidade da região Norte, Passo Fundo está entre os 18 municípios prioritários do programa transversal e estruturante lançado em fevereiro.

Na sede da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (Acisa), Ranolfo participou, ao lado de prefeitos da região, de um encontro com lideranças empresariais de diversos setores. Foram discutidas demandas de saúde, segurança e infraestrutura.

Durante a reunião, o presidente da Acisa, Evandro Silva, apresentou o Projeto Guardião, uma parceria público-privada firmada entre os associados da entidade e o município, por meio da qual os empresários aportam recursos para câmeras de segurança distribuídas no espaço público de Passo Fundo.

Ranolfo observou que a iniciativa está em consonância com as premissas do RS Seguro. "A tecnologia é essencial, e o monitoramento eletrônico é um fator inibidor e de caráter pedagógico no combate aos delitos. Esse é, portanto, um projeto de Passo Fundo que tem todo o nosso apoio", afirmou.

Após a reunião, Ranolfo apresentou, no Clube Comercial, em um evento organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo e pelo Conselho Comunitário Pró-segurança Pública (Consepro), palestra com as diretrizes do programa RS Seguro e indicadores recentes da criminalidade no Estado. Cerca de 200 pessos estiveram no salão principal do clube, com público formado por autoridades e representantes de órgãos do Judiciário e da segurança pública como Polícia Federal, PRF, IGP, Susepe e MP.

O governador em exercício destacou as premissas do programa: integração, inteligência e investimento qualificado. As premissas se desdobram em quatro eixos de atuação: combate ao crime, políticas sociais preventivas, qualificação do atendimento ao cidadão e melhoria do sistema prisional.

Ranolfo PassoFundo 2
Além de detalhar o RS Seguro, Ranolfo falou sobre os números da criminalidade no RS - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Ainda durante a apresentação, Ranolfo falou sobre os indicadores de criminalidade do Estado nos últimos oito meses, divulgados na quinta-feira (12/9), que revelam redução nos índices.

"Tivemos os melhores números dos últimos nove, dez e treze anos, dependendo do crime. Nos homicídios, foram 397 vidas poupadas em relação ao mesmo período no ano passado. Isso mostra que estamos no caminho certo na segurança pública. Estamos felizes, claro, mas não satisfeitos. Ainda temos muito a melhorar e vamos trabalhar para isso", disse.

O programa foca em 18 municípios prioritários, escolhidos a partir de um estudo da criminalidade dos últimos dez anos do Estado. "Os últimos números mostraram que o foco nos territórios é uma ação que dá resultados. Das 397 mortes a menos, 358 foram evitadas nas localidades priorizadas graças a um trabalho de liderança e governança estratégica na segurança", afirmou Ranolfo.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, disse que os resultados dão ânimo para o município e para o Estado. "São indicadores que nos permitem acreditar em melhores índices para a segurança pública. Vemos que há foco e objetivo e obviamente Passo Fundo vai contribuir para essa melhora", disse Azevedo.

Durante o evento, Ranolfo e o prefeito assinaram um convênio entre Passo Fundo e o Estado para que o município possa repassar estagiários para a Polícia Civil para trabalhos administrativos. O objetivo é liberar policiais para suas atividades fins.

00:00:00/00:00:00

Ranolfo apresenta o RS Seguro em Passo Fundo

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Thamíris Mondin