Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater fará demonstrações de boas práticas agrícolas durante a 42ª Expointer, a partir de sábado

Publicação:

Emater demonstrações
Inovações em pesquisas tecnológicas serão apresentadas na feira de 24 de agosto a 1º de setembro - Foto: Rogério Fernandes / Ascom Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar demonstrará na 42ª Expointer novidades tecnológicas e alternativas para auxiliar agricultores e visitantes da feira. Uma delas é um aplicativo que possibilita aos visitantes o acesso digital a todo o material informativo técnico das 14 temáticas divulgadas no Espaço da Emater e sobre o Pavilhão da Agricultura Familiar. A Expointer ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Com área de 14 mil m², bem ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, o Espaço da Emater/RS-Ascar favorece a apresentação e demonstrações técnicas de fruticultura, que divulgará as boas práticas agrícolas (BPAs) e os cuidados na implantação de pomares comerciais e domésticos, de citros, abacaxi, banana, melancia, morango e açaí.

No cultivo de olerícolas serão destacadas as BPAs, as práticas conservacionistas e a alimentação saudável. Os visitantes poderão ver ainda o plantio de diferentes variedades de batata-doce e quais se adaptam melhor às condições de clima e solo do Estado, assim como novas cultivares de alface da Embrapa e Epagri resistentes ao calor. As inovações em pesquisas tecnológicas, com a utilização de micro-organismos para o controle biológico de pragas e doenças e o uso de substratos e compostos orgânicos serão também mostrados na prática.

A energia solar fotovoltaica, importante insumo aos produtores rurais, é outro tema demonstrado, assim como a educação ambiental, o saneamento básico e a biodiversidade, que terá um espaço interativo para reconhecimento e troca de experiências de sementes crioulas, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), além de frutas e tubérculos.

A diversificação é incentivada através de atividades como a produção de leite à base de pasto, com espécies forrageiras; a piscicultura, com ênfase na qualidade da água; o melhoramento genético nos rebanhos de pecuaristas familiares; a secagem e armazenagem de grãos, a partir de tecnologias desenvolvidas pelos nossos extensionistas, como o silo de alvenaria armada, e as ações institucionais com agroindústrias de cana-de-açúcar, representadas por meio da exposição de equipamentos para a fabricação de melado, açúcar mascavo e cachaça artesanal.

Visitante conhecerá cultivo de plantas
medicinais, aromáticas e condimentares

Serão apresentados aos visitantes diferentes formas de cultivo e usos das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, como uma ferramenta geradora de renda, promotora de saúde e oportunidade de sucessão rural, o Caminho do Mel, com orientações para criação de abelhas com e sem ferrão.

Também no Espaço da Emater poderá ser conferido o trabalho de assessoramento às cooperativas, focando na intercooperação, nos mercados institucionais e no fornecimento de alimentos saudáveis da agricultura familiar para a população em geral.

Neste espaço também serão divulgados os serviços de Classificação e Certificação de Produtos de Origem Vegetal com a finalidade de garantir mais qualidade e maior segurança no controle da qualidade dos alimentos, em especial a erva-mate.

A Emater/RS-Ascar está à frente, juntamente com outros parceiros, de atividades que serão desenvolvidas no Pavilhão da Agricultura Familiar, como é o caso das agroindústrias, da Cozinha Show e do Turismo Rural.

Texto: Carine Massierer/Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul