Emater/RS-Ascar é homenageada nos 70 anos da Extensão Rural do Brasil

emater4
Leandro Ebert recebe Ordem do Mérito de Ater, em Brasília - Foto: Divulgação Anater

Representantes da Rede de Extensão Rural de todo o país participaram nessa segunda-feira (3) do seminário “Desafios da Extensão Rural no contexto atual”, marcando a abertura da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018, realizado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, participou do evento, ao lado do extensionista da Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela, Leandro Ebert, que foi homenageado, recebendo a Medalha Ordem do Mérito Ater 2018, em reconhecimento e valorização do trabalho realizado com leite através do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

A Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 tem como objetivo celebrar os 70 anos da Extensão Rural do Brasil e o Dia do Extensionista Rural, cuja data nacional é 6 de dezembro. A iniciativa também tem a proposta de mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro do debate a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa.

Lançamentos

Durante a solenidade de abertura foi realizado o lançamento do aplicativo do Sistema de Gestão de Ater da Anater (SGA), software que possibilita o acompanhamento, em tempo real, das metas estabelecidas nos instrumentos contratuais entre a Anater e seus parceiros.

Também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Anater e o Instituto Fórum do Futuro, cuja proposta é ofertar serviços para os agricultores familiares e médio agricultores em suas respectivas comunidades, na área de abrangência do Projeto Biomas Tropicais.

A programação da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 segue até quarta-feira (5) com um curso de formação de gestores de Ater, com participação de 100 extensionistas rurais de todas as unidades do país.

Texto: Ascom EmaterRS
Edição: André Malinoski/Secom