Empreendedores da Serra apresentam projeto de condomínio industrial sustentável

sedeturvale
Empresários pediram apoio do governo para atrair investidores ao empreendimento, localizado entre Farroupilha e Caxias do Sul - Foto: Divulgação/Sedetur

Representantes do Condomínio Industrial Sustentável GreenTec estiveram reunidos nesta quarta-feira (13) com a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Carolina Fontana. Eles pediram apoio do governo para atrair investidores ao empreendimento, localizado em uma área de 70 hectares entre os municípios de Farroupilha e Caxias do Sul. Ao todo, são 132 lotes, de 2,5 a 20 mil m², com toda a infraestrutura necessária para a instalação de indústrias de pequeno e médio impacto ambiental.

Conforme o arquiteto Rodrigo Postiglione, o condomínio está aprovado para a atividade industrial e o licenciamento ambiental já foi concluído, o que diminuiu a burocracia dos empreendimentos. “Além disso, está a apenas dois quilômetros da RS-122 e fica localizado no segundo maior polo metal-mecânico do país”, afirmou.

Já o consultor Francisco Spiandorello lembrou que o GreenTec também inclui o Parque Tecnológico Multissetorial do Nordeste gaúcho, que possui parcerias com o setor produtivo, a Universidade de Caxias do Sul e o poder público. Entre as iniciativas, ele estacou o Projeto Vila Esperança, que vai formar mão de obra para atuar dentro das empresas a partir dos moradores da vila vizinha ao condomínio. “Temos conexão direta com o Vale do Silício, nos Estado Unidos, para qualificar os jovens, atrair e fomentar o desenvolvimento de startups dentro do complexo”, disse.

A representante da Sedetur Carolina Fontana ressaltou que é papel do Estado dar visibilidade ao empreendimento e auxiliar na atração de novos investimentos. Ela foi convidada a participar do lançamento do Projeto Vila Esperança, que ocorre no dia 28 de março. Também participou da reunião a coordenadora da assessoria técnica da secretaria, Maria Paula Merlotti.

No fim da tarde, a comitiva visitou o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni. O projeto foi apresentado ao secretário, que deve comparecer ao lançamento do empreendimento no dia 28 de março em Caxias. “É uma grande iniciativa que reúne aspectos fundamentais para o desenvolvimento regionalizado. Além de atuar diretamente com os jovens, fomentando o espírito empreendedor, que com certeza terá reflexos futuros na sociedade, também estimula as empresas a desenvolver projetos sociais, como o projeto Vila Esperança”, observou Lorenzoni, que ainda colocou o trabalho da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios à disposição.

Texto: Ascom Sedetur
Edição: André Malinoski/Secom