Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresas gaúchas apresentam produtos em pelo menos 15 feiras internacionais em 2018

Publicação:

Arab Health, em Dubai, encerrou em 1º de fevereiro e contou com a presença de quatro empresas gaúchas
Arab Health, em Dubai, encerrou em 1º de fevereiro e contou com a presença de quatro empresas gaúchas - Foto: Divulgação/Arab Health

Centenas de empresas gaúchas terão oportunidade de divulgar seus produtos e fechar negócios em eventos estratégicos para a economia do Rio Grande do Sul em diferentes continentes. O Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), fechou o calendário de feiras para 2018, com confirmação de pelo menos 15 grandes eventos.

Ao longo do ano, ocorrerão feiras e exposições que abrangem os setores coureiro-calçadista, de tecnologias para saúde, vitivinícola, de alimentos e bebidas, metal-mecânico, de vestuário e de tecnologia da informação, entre outros. O apoio do Estado se dá por meio da contratação total ou parcial de estande coletivo para os expositores participarem dos eventos, que recebem a visita de milhares de clientes - potenciais compradores dos produtos gaúchos. Os demais custos - como passagens aéreas e envio de produtos para expor, por exemplo - ficam por conta das entidades proponentes e das empresas participantes.

O Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais incentiva a diversificação e a abertura de novos mercados, promovendo o aumento da competitividade das empresas gaúchas e proporcionando oportunidades de incorporação de novas tecnologias pelos empreendimentos participantes.

De acordo com o coordenador do programa, Leonardo Holznann Neves, algumas feiras representam possibilidade efetiva de fechamento de negócios. Em outras, os expositores podem apresentar seus produtos, difundir suas marcas e prospectar clientes para futuros contratos. “O RS tem vocação exportadora e produtos de alta qualidade que podem ser ofertados em diferentes países. O programa de feiras auxilia a garantir a presença das empresas gaúchas nos locais onde está reunido um público estratégico para os negócios”, avaliou.

De 15 a 18 de janeiro, São Paulo sediou a Couromoda. Ainda nesse mês, o Rio Grande do Sul participou da Feira Arab Health, em Dubai, nos Emirados Árabes, que tratou sobre tecnologias da saúde. Já a IFLS+EICI reuniu segmentos ligados ao couro, em Bogotá, na Colômbia. Só nessas três feiras participaram 55 empresas gaúchas. O próximo grande evento será em março, em Düsseldorf, quando empresas do setor vitivinícola estarão presentes na feira que será realizada na Alemanha.

Confira a relação de feiras em 2018. 

FEIRA

SETOR

DATA

LOCAL

COUROMODA

Coureiro-calçadista

15 a 18 de janeiro

São Paulo/SP

ARAB HEALTH

Tecnologias para Saúde

29 janeiro a 1º fevereiro

Dubai/Emirados Árabes

 IFLS+EICI

Máquinas e Indústria do Couro

30 janeiro a 1º fevereiro

Bogotá/Colômbia

PROWEIN

Vitivinícola

18 a 20 de março

Düsseldorf/Alemanha

VINITALY

Vitivinícola

15 a 18 de abril

Verona/Itália

APAS

Alimentos e Bebidas

7 a 10 de maio

São Paulo/SP

HOSPITALAR

Tecnologias para Saúde

22 a 25 de maio

São Paulo/SP

BIOBRAZIL

Alimentos e Bebidas Orgânicos

6 a 9 de junho

São Paulo/SP

EXPOCACHAÇA

Alambiques

Junho

Belo Horizonte/MG

FRANCAL

Coureiro-calçadista

16 a 19 de julho

São Paulo/SP

FENIN

Vestuário

Julho

São Paulo/SP

GAMESCOM

Games/TI

22 a 26 de agosto

Colônia/Alemanhã

AUTOMECHANIKA

Metal-mecânico

11 a 15 de setembro

Frankfourt/Alemanha

HOSPITALMED

Tecnologias para Saúde

3 a 5 de outubro

Recife/PE

MÉDICA

Tecnologias para Saúde

12 a 15 de novembro

Düsseldorf/Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Ascom Sdect
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul