Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro com os coordenadores regionais organiza início do ano letivo de 2020

Publicação:

encontro seduc com coordenadores regionais educação
Secretário Faisal esteve reunido com os titulares das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) - Foto: Diego da Costa / Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, entre esta terça e quarta-feira, 4 e 5 de fevereiro, um encontro de orientação e organização do início do ano letivo de 2020 com os titulares das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O evento, que ocorre no auditório da Seduc, tem como destaque o planejamento para a gestão de recursos humanos das escolas, a busca pela melhoria do rendimento dos estudantes no IDEB, a qualificação dos gestores escolares, a implantação da política Escola Gaúcha e a otimização de recursos das instituições de ensino.

De acordo com o secretário da Educação, Faisal Karam, serão realizadas formações periódicas com os diretores dos estabelecimentos de ensino. A meta, segundo ele, é que os profissionais façam uma melhor utilização dos recursos da Autonomia Financeira, valor repassado mensalmente para as 2,5 mil escolas da Rede.

“A reestruturação e a qualificação dos espaços escolares passa diretamente pelo bom gerenciamento deste recurso. Com mais capacitação, teremos mais eficiência nos investimentos na área da Educação”, destacou o secretário. 

A secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, falou sobre a importância da implantação da Escola Gaúcha, que trata de pontos referentes à formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios.

“Nós não estamos tirando a autonomia das escolas. Estamos organizando a matriz curricular. Mantendo aquilo que pertence ao núcleo do currículo e potencializando as regionalidades e individualidades de cada instituição de ensino”, disse Ivana. 

Presenças

Estiveram presentes ao encontro os seguintes representantes da Seduc: a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Cleusa Flesch, e a diretora adjunta do Departamento de Recursos Humanos, Sônia Schneider.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul