Encontro com os coordenadores regionais organiza início do ano letivo de 2020

encontro seduc com coordenadores regionais educação
Secretário Faisal esteve reunido com os titulares das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) - Foto: Diego da Costa / Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, entre esta terça e quarta-feira, 4 e 5 de fevereiro, um encontro de orientação e organização do início do ano letivo de 2020 com os titulares das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O evento, que ocorre no auditório da Seduc, tem como destaque o planejamento para a gestão de recursos humanos das escolas, a busca pela melhoria do rendimento dos estudantes no IDEB, a qualificação dos gestores escolares, a implantação da política Escola Gaúcha e a otimização de recursos das instituições de ensino.

De acordo com o secretário da Educação, Faisal Karam, serão realizadas formações periódicas com os diretores dos estabelecimentos de ensino. A meta, segundo ele, é que os profissionais façam uma melhor utilização dos recursos da Autonomia Financeira, valor repassado mensalmente para as 2,5 mil escolas da Rede.

“A reestruturação e a qualificação dos espaços escolares passa diretamente pelo bom gerenciamento deste recurso. Com mais capacitação, teremos mais eficiência nos investimentos na área da Educação”, destacou o secretário.

A secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, falou sobre a importância da implantação da Escola Gaúcha, que trata de pontos referentes à formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios.

“Nós não estamos tirando a autonomia das escolas. Estamos organizando a matriz curricular. Mantendo aquilo que pertence ao núcleo do currículo e potencializando as regionalidades e individualidades de cada instituição de ensino”, disse Ivana.

Presenças

Estiveram presentes ao encontro os seguintes representantes da Seduc: a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Cleusa Flesch, e a diretora adjunta do Departamento de Recursos Humanos, Sônia Schneider.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom