Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escolas do campo compartilham experiências exitosas do currículo escolar

Publicação:

Curso de formação no Caff reuniu gestores que trabalham na educação do campo
Curso de formação no Caff reuniu gestores que trabalham na educação do campo - Foto: Diego da Costa/Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira (29), um curso de formação para as Coordenadorias Regionais de Educação que atuam com educação do campo e para os professores que trabalham nas escolas rurais da rede pública estadual. O evento, ocorrido no Auditório Paulo Freire, do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), reuniu cerca de 100 pessoas para debater temáticas sobre ecologia, meio ambiente e agroecologia, demonstrando práticas pedagógicas exitosas no currículo escolar.

A secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann, destacou a importância de trabalhar a transversalidade do currículo diante de temas tão pertinentes. "Estas temáticas envolvem diretamente pelo menos 600 escolas do Estado. Portanto, é muito mais eficaz e mais forte trabalhar de forma transversal do que encerrar este amplo debate em uma só disciplina", explicou.

A diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, agradeceu a presença do parceiro na qualificação, o SESCOOP/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul), que contribuiu com a apresentação de palestras sobre exemplos de sucesso de cooperativas escolares. "É muito bom quando temos cases que trazem novos e diferentes elementos do saber pedagógico. Isso qualifica a nossa capacidade de refletir sobre os temas", destacou.

Para a assessora de Formação Cooperativista do SESCOOP/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, foi uma oportunidade de mostrar e compartilhar novas práticas. "Para nós, este é um momento ímpar e as apresentações de hoje são o resultado do esforço de muitas pessoas", contou.

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul