Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro reúne diretores das escolas estaduais de Porto Alegre

Publicação:

Os diretores das escolas estaduais de Porto Alegre estão reunidos na Secretaria da Educação até esta sexta-feira (15). Os encontros, que também acontecem em outras coordenadorias no estado, são preparatórios para o começo do ano letivo, em 20 de fevereiro. Durante as reuniões, que começaram na quarta-feira (13), são abordados temas pedagógicos como orientações gerais sobre o calendário, recursos humanos, Base Nacional Comum Curricular, educação especial, entre outros tópicos. Separados em grupos de até 50 escolas, os participantes recebem informações por parte da equipe da Seduc, tiram dúvidas e trocam experiências com colegas de outras instituições.

“Fizemos questão de convidar, e não convocar, 220 diretores e estamos tendo adesão total. Queremos deixar as portas abertas e acolher essas pessoas que possuem papel tão importante para o desenvolvimento da educação. Buscamos ser uma fonte constante de informação para que todos os envolvidos no processo de ensino estejam preparados e informados da maneira mais completa”, destaca a coordenadora da Divisão Porto Alegre (DPA), Sandra Mauat.

A área de recursos humanos tem sido um tema de destaque ao longo dos encontros. A necessidade da utilização correta e constante do software ISE (Informatização da Secretaria da Educação), responsável pela gestão das escolas, foi ressaltada. Os diretores também receberam reforço no treinamento para a utilização do sistema, fundamental para uma avaliação completa sobre a realidade das instituições.

“Queremos que os diretores se sintam seguros para utilizar o ISE. No momento em que o software estiver alimentado, será possível visualizarmos a escola de maneira ampla. Com ele podemos analisar as necessidades de recursos humanos, número de turmas, de alunos e otimizar esse gerenciamento”, explica Sandra. A Secretaria da Educação pretende realizar outras atividades do gênero ao longo do ano, abordando temas pontuais das escolas e seus principais desafios.

Texto: Rodrigo Peixoto/Seduc
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul