Escola tradicional de Cruz Alta é contemplada com reforma e ampliação

Obras na Escola Margarida Pardelhas eram uma antiga reivindicação da comunidade
Obras na Escola Margarida Pardelhas eram uma antiga reivindicação da comunidade - Foto: Jean Maidana/SOSH

O governo do Estado investiu R$ 11.093.817,27 na reforma e ampliação da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas. A tradicional escola do município de Cruz Alta, criada em 1914, atende cerca de 800 alunos da rede estadual de ensino. A obra iniciou no dia 5 de setembro e tem prazo para conclusão de 18 meses.

A Construtora Solo, de Concórdia, é a responsável pela execução da obra. A empresa já realizou a desmontagem da estrutura da quadra de esportes, a demolição do prédio do refeitório, da biblioteca e a terraplanagem da área onde será construído o prédio principal da instituição. Atualmente, a obra está em fase de fundações e infraestrutura.

"A obra representa um dos maiores investimentos na área da educação no interior, demonstrando o compromisso do Estado em oportunizar melhores condições para o ensino. Até o final do ano, mais de mil escolas da rede terão sido beneficiadas com obras", afirmou o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar.

Para a coordenadora regional de Obras Públicas da 9ª CROP, Flávia Marangon, o trabalho conjunto e o diálogo foram essenciais para a efetivação dos investimentos em Cruz Alta. “Conseguimos avançar e trazer importantes recursos para a cidade. Desde o início, procuramos estabelecer as principais prioridades, atendendo demandas importantes como o início das obras da escola Margarida Pardelhas e a reforma da cobertura da escola Venâncio Aires", destacou.

O que será feito

Serão construídas salas de aula, sala para a administração, biblioteca, laboratório, sanitários PNE, refeitório e áreas de serviço. A nova edificação ficará mais à frente no terreno, onde existiam as quadras esportivas abertas. A ação permite a ampliação e o melhor aproveitamento do novo pátio coberto e do pátio interno.

O bloco 3 do auditório, localizado no centro do terreno, será inteiramente reformado, incluindo a substituição do forro de telha colonial e da estrutura de sustentação. Também estão previstos o investimento em paisagismo, drenagem do terreno, passeio público, iluminação, construção do cercamento no perímetro da escola e de uma nova quadra poliesportiva. A unidade ainda terá Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e acessibilidade completa, conforme as normas técnicas vigentes.

Investimentos em Cruz Alta

O governo também investiu na reforma das escolas Venâncio Aires, Arnaldo Ballve, Hildebrando Westphalen, Ana Veríssimo Alves, Belarmino Cortes, José Carlomagno e Annes Dias. "A obra da escola Margarida Pardelhas era uma das principais demandas da comunidade escolar de Cruz Alta", ressaltou o coordenador Regional de Educação da 9ª CRE, Gustavo Bilibio. Segundo ele, a cidade receberá mais de R$ 13 milhões em melhorias na educação.

Texto: Jean Maidana/SOSH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom