Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Espaço de Artesanato Rural conta com ampliação e qualificação

Publicação:

Objetivo do espaço éoferecer um resgate cultural aos visitantes - Foto: Divulgação Emater-RS-Ascar

A feira de artesanato presente no Espaço Casa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra deste ano, que teve início nesta terça-feira (20), conta com a ampliação do seu espaço e qualificação dos materiais produzidos pelos artesãos.

No local estão expostos os diversos trabalhos confeccionados pelos artesãos dos 14 municípios do Vale do Rio Pardo presentes na exposição: Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Segredo, Vale Verde, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Pantano Grande, Candelária, Sobradinho, Passa Sete, Vera Cruz, Herveiras, Sinimbu. Este é o primeiro ano a reunir essa quantidade de expositores artesãos pela Emater/RS-Ascar.

Para oferecer este resgate cultural aos visitantes, a supervisora Regional, Marinês Rosali Bock, e a assistente técnica estadual e coordenadora da área de artesanato da Emater/RS-Ascar, Ivanir Maria Argenta dos Santos, destacam que a principal característica que os artesãos trazem à exposição é a diversidade da matéria prima rural, como por exemplo o balaio confeccionado por palha de milho, produtos feitos com a fibra de bananeira ou buchas vegetais, além de utensílios de decoração, toalhas bordadas e materiais reciclados.

Cada artesanato possui identificação nos seus produtos, informando nas peças sobre sua confecção, instruções de cuidado e preços do produto. Os expositores, além de trazerem inovações e novidades para a feira, trocam informações, interagindo e adquirindo conhecimentos. As expectativas de venda para esses ano é superar a média do ano passado que girou em torno de R$ 26,5 mil em peças vendidas, superando o ano de 2016 que foi de cerca de R$ 14 mil.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar, da Expoagro Afubra
Edição: Leonardo Nunes/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul