Estado atende demanda de abastecimento em cinco regiões do interior

SOP poços prefeituras
Assinaturas ocorreram na SOP durantes três dias, entre os quais estavam o prefeitos de Augusto Pestana, Jaguari e Três Passos - Foto: Saul Teixeira / Ascom SOP

A perfuração de poços artesianos em municípios que não contam com concessionárias terceirizadas está entre as prioridades da Secretaria de Obras e Habitação (SOP). Essa foi a finalidade dos termos de cooperação técnica assinados pelo secretário José Stédile e autoridades de nove municípios: Augusto Pestana, Bento Gonçalves, Capitão, Coronel Bicaco, Jaguari, Redentora, Restinga Seca, Três Passos e Victor Graeff.

Serão perfurados 13 poços, contemplando 758 famílias nas regiões Central, Nordeste, Norte, Noroeste e Serra. Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) através do Programa de Perfuração de Poços para pequenas comunidades, firmado com a SOP.

“Os poços chegarão em ótima hora. Atualmente fazemos o abastecimento das localidades com caminhão pipa, o que é comum também em outros municípios”, disse o prefeito de Redentora, Nilson Paulo Costa.

O prefeito de Victor Graeff, Cláudio Alflen, destacou o caráter municipalista da iniciativa. “O apoio do governo do Estado é fundamental para concretizarmos o investimento. O trabalho hídrico nos exigiria recursos que no momento não teríamos condições”, disse.

O secretário Stédile lembrou que o Programa de Perfuração de Poços é uma importante ferramenta para a redução do déficit de abastecimento e para atendimento aos municípios. “Água é qualidade de vida, bem-estar e dignidade às famílias. Seguiremos trabalhando para promover a inclusão social e fortalecer o desenvolvimento regional”, disse.

Entre terça (18/2) e quinta-feira (20/2), os termos foram assinados também pelos prefeitos Jurandir da Silva (de Coronel Bicaco), Paulo Cesar Scheidt (Capitão), Paulo Salerno (Restinga Seca), Vilmar Zimmermann (Augusto Pestana), Beto Turchiello (Jaguari) e José Carlos Amaral (Três Passos), além do secretário de Agricultura de Bento Gonçalves, Dorval Brandelli. A SOP foi representada pelo secretário adjunto Vicente Pires e pelo diretor de Poços e Redes (DPR), Neorildo Dassi.

Localidades e famílias contempladas:

• Augusto Pestana: Sede Velha – 250 famílias
• Bento Gonçalves: 36 da Graciema e São Luiz das Antas – 120 famílias