Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado chama 683 novos concursados para área da Segurança Pública

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 03.04.2017: Na manhã desta segunda-feira (03), foi realizada no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, coletiva de imprensa para anúncios importantes na Segurança Pública do RS. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Anúncio foi feito pelo governador Sartori em coletiva no Palácio Piratini, nesta segunda - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Para aumentar o efetivo policial serão chamados 683 novos concursados. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori durante coletiva de imprensa no Palácio Piratini, nesta segunda-feira (3), com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Serão chamados 421 novos servidores para a Brigada Militar (BM), 101 para o Corpo de Bombeiros, 141 para a Polícia Civil (PC) e mais 20 para integrar o quadro de saúde da BM. Os profissionais devem entrar em serviço em aproximadamente seis meses. 

“Além de autorizar o chamamento imediato de novos policiais determinei que se faça um estudo, o mais rápido possível, para um novo concurso em todas as áreas da Segurança. O prazo é de no máximo um mês”, disse. Sartori reafirmou a absoluta prioridade do governo para a área da Segurança Pública e que aposta no “crescimento econômico do país, o equilíbrio financeiro do Rio Grande do Sul, o avanço nas negociações do Regime de Recuperação Fiscal sustentável e a aprovação das medidas de modernização que estão na Assembleia Legislativa”. Segundo Sartori, a área da Segurança teve aumento de 19% no seu orçamento e é a única categoria que ganhou aumento salarial.

“O trabalho na Segurança Pública deve ser permanente, prioritário e integrado. O crime não descansa, então a sociedade e os governos também não podem descansar. Nunca vendemos soluções fáceis. Sempre buscamos seriedade no que fizemos”, declarou Sartori. 

Segundo o secretário Schirmer, com o chamamento desses novos profissionais o governo do Estado “está zerando o banco de concursados da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Essa é uma demonstração do esforço que o governo vem fazendo para suprir as necessidades de efetivos”. 

Schirmer também ressaltou que 500 brigadianos inativos devem voltar à ativa, devido ao projeto enviado pelo governo já ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa. Esses policiais serão chamados para patrulha escolar, e desempenhar serviços administrativos e de videomonitoramento. “Os policiais já estão sendo selecionados pela Brigada Militar que deve acabar esse processo ainda em abril”, assegurou. 

Também foi mencionada a construção do presídio federal no Rio Grande do Sul e as tratativas para as trocas de imóveis por vagas prisionais. De acordo com Sartori, as negociações estão bem encaminhadas em Bento Gonçalves e em Porto Alegre, com a troca do terreno da FDRH (Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos).

Novos policiais nas ruas

Sartori disse que entre quem já está na ativa, quem está em formação e os concursos abertos “estamos falando em 4 mil pessoas a mais trabalhando na Segurança Pública até o final deste ano”. 

Já ingressaram nas áreas da Segurança 1.123 profissionais, dos quais 166 da Brigada Militar (BM), 46 do Corpo de Bombeiros, 219 da Polícia Civil (PC) e 692 da Susepe. Ainda neste ano devem ingressar outros 1.543 policiais que estão em formação: 1.060 BM; 260 bombeiros; 223 servidores da PC. Além disso, dois concursos estão em andamento para a contratação de 720 servidores para a Susepe e 140 para o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o chamamento de 500 brigadianos inativos para voltar a ativa.

Também estiveram presentes o vice-governador José Paulo Cairoli; os secretários do Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; da Comunicação, Cleber Benvegnú; da Casa Militar, coronel Everton Oltramari; e os deputados estaduais Tiago Simon e Sérgio Turra.

 

Texto: Cassiane Osório
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul