Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado garante participação de atletas que representarão RS em jogos universitários

Publicação:

Delegação JUBs
Serão 54 atletas beneficiados em cinco modalidades nas categorias feminino e masculino - Foto: Divulgação / Sel

A tarde foi de alegria e comemoração para atletas que representarão o Rio Grande do Sul nas finais dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), de 19 a 27 de outubro de 2019, em Salvador (Bahia). Na tarde desta terça-feira (17/9), o secretário do Esporte e Lazer, João Derly, anunciou que os atletas e dirigentes gaúchos que se classificaram para a fase nacional do JUBs terão as passagens aéreas pagas pelo Estado, através de recursos da Lei Pelé.

“É com muita alegria que anunciamos aos atletas universitários e à delegação gaúcha que o Estado está possibilitando a participação do Rio Grande do Sul na fase nacional dos jogos universitários. Já participei e sei o quanto é importante para o desenvolvimento dos atletas. Nosso objetivo é deixar o legado para a política do esporte e incentivar a participação. Vencedor é quem faz o melhor, e eu desejo que eles possam focar nos treinos e dar o seu melhor”, afirmou.

Serão 54 atletas beneficiados em cinco modalidades (feminino e masculino): basquete, judô, vôlei de praia, basquete 3x3, natação, além da delegação, totalizando 66 pessoas.

Estão representadas as seguintes instituições: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade La Salle (Unilassale), Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), Feevale, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), Centro Universitário Metodista (IPA) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doze representantes da delegação também foram contemplados.

Presidente da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge), João Guilherme Queiroga ressaltou a importância da retomada dessa parceria do governo estadual para os jogos universitários. “Estamos muito satisfeitos com a notícia. O investimento estatal no esporte universitário permite que os atletas fiquem atentos a melhora de suas performances em vez de ter de se preocupar em arrecadar o dinheiro. Hoje em dia, os atletas têm de buscar patrocínios para representar o RS nos eventos nacionais”, disse.

A atleta Martha Luiza Bergmann, estudante de Educação Física na Unisinos, comemorou afirmando que agora o foco é no treinamento. “Já estávamos preparando uma vaquinha on-line, pensando em vender lanches na universidade, mas agora estamos bem mais tranquilas e o foco é na quadra mesmo”, disse a atleta do basquete que participa pela primeira vez da etapa nacional.

A última vez que o Estado concedeu o incentivo foi em 2014. A Fuge é responsável pela organização da delegação gaúcha que participa dos jogos. O JUBs é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Na 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador e Lauro de Freitas (Centro Pan-Americano de Judô e ginásio esportivo). Em seis dias de competição, serão realizados jogos em 14 modalidades esportivas. Cerca de 3 mil atletas participam da competição.

00:00:00/00:00:00

Atletas gaúchos recebem passagens aéreas para etapa final dos Jogos Universitários

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Lisiane Volkweis/Ascom Sel
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul