Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Executivos do Bird elogiam empenho do Estado em investir na Educação

Publicação:

Em visita ao RS, Michael Drabble e Leandro Costa, representantes do Bird, foram recebidos pelo secretário Krummenauer
Em visita ao RS, Michael Drabble e Leandro Costa, representantes do Bird, foram recebidos pelo secretário Krummenauer

Apesar da crise financeira que o Estado atravessa, o Rio Grande do Sul está cumprindo todas as metas estabelecidas para melhorar a Educação. A avaliação é dos executivos do Banco Mundial (Bird), responsável por empréstimos ao governo gaúcho. O americano Michael Drabble e o cearense Leandro Costa, representantes do banco, estiveram esta semana no RS visitando algumas das escolas beneficiadas pelo empréstimo.

Apenas para autonomia financeira dos estabelecimentos, em dois anos, o aporte foi de R$ 80 milhões e beneficiou mais de 700 escolas. Em reformas e ampliações, o investimento ultrapassa os R$ 100 milhões, com contrapartidas do Tesouro do Estado.

Na tarde desta quinta-feira (24), ambos se reuniram com o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, a adjunta Iara Wortmann e os diretores da Seduc para uma avaliação da visita. "Começamos com três dias de visitas em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e cidades próximas. Conversamos com diretores de escolas e professores no trabalho de revisar o que foi feito e realmente pudemos notar o esforço feito nos últimos quatro anos para dar uma estrutura de qualidade melhor aos alunos das escolas estaduais", declarou Drabble, em português - ele atende os negócios do Bird no Brasil há quatro anos e já domina a língua.

00:00:00/00:00:00

Confira a entrevista exclusiva de Michael Drabble

Executivo visitou escolas, conversou com docentes e afirmou que Estado vem se empenhando para melhorar a estrutura das escolas Crédito: Seduc RS

Na reunião com o secretário, os dois executivos salientaram a importância de exames como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, o Saers, que voltou a ser realizado no Estado em 2016, após um hiato de quatro anos. "Daqui a um mês e meio, teremos os resultados do Ideb. Será uma oportunidade de conferir os resultados e continuar o trabalho com gestores escolares, pais, alunos, professores, porque a questão da qualidade da educação não é só do professor, é de toda a comunidade escolar", completou Drabble, cuja missão no estado termina nesta sexta-feira (25).

O secretário destacou a importância da manutenção da parceria com o banco. "Encontrar parceiros e agentes financeiros é importante para qualquer governo, e é o que o Estado encontrou no Bird. Além de financiar obras, também ajuda na reorganização do sistema educacional e, principalmente, no sistema de avaliação. Com isso, podemos ter melhor diagnóstico das escolas e realizar as alterações necessárias para retomarmos o caminho do desenvolvimento da educação", completou.

Mudanças

Depois de mais de quatro anos atuando no Brasil, Drabbler foi designado para atuar na Ásia. Em seu lugar, assume o economista Leandro Costa, também especialista em Educação. Para qualificar a transição dos trabalhos, ele acompanhou as visitas do antecessor. "Também estamos olhando ações que podem ajudar o Estado em desenhar estratégias para o futuro, entre elas como se preparar para a nova reforma do Ensino Médio e a lidar com a nova Base Nacional Comum Curricular. São ações que vão exigir do Estado uma formação de professores e mudanças em todo o sistema", resumiu.

00:00:00/00:00:00

Confira a entrevista exclusiva com Leandro Costa

Especialista em Educação e representante do Bird fala sobre vistoria feitas nas escolas do Rio Grande do Sul Crédito: Seduc RS

Texto: Renato Gava/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul