Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Experiência de gestão digital é compartilhada com governador Leite no Uruguai

Publicação:

URUG Agesic 1
Estima, Gastal, José Clastornik (diretor executivo da Agesic) e Leite na agência de governo eletrônico do Uruguai - Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

Desde o começo da gestão, o governador Eduardo Leite se propôs a construir um governo digital. Um dos objetivos da visita ao Uruguai foi buscar conhecimento com quem é considerado um modelo de referência no assunto.

O penúltimo compromisso desta terça-feira (20/8) da comitiva que está no Uruguai foi uma visita à Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento do Uruguai (Agesic), unidade executora com autonomia técnica sob a presidência uruguaia. O diretor executivo, José Clastornik, fez uma apresentação à comitiva, explicando o processo que levou à revolução digital do país, e os ganhos dessa modernização.

O Uruguai vem se destacando como referência regional e global no desenvolvimento digital. Foi o primeiro e o único país da América Latina a ser incluído no D9 (Leading Digital Governments), fórum internacional formado por países líderes em práticas digitais que buscam melhorar a vida do cidadão, ao lado de Estônia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Coreia, Canadá, Portugal e México. A Agesic, portanto, foi criada para estar presente nos grupos de trabalho formados durante os encontros da D9.

A agenda era de interesse especial do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, que coordena o programa RS Digital, ainda em elaboração. O RS foi o primeiro Estado a aderir à Rede Gov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital, o que demonstra a prioridade dada ao tema. Ao longo dos quatro anos de gestão Leite, a expectativa é que governo se torne 100% digital.

Gastal organizará uma imersão de parte da equipe da pasta na Agesic. “O Uruguai buscou as melhores práticas em diversos lugares e montou uma estratégia digital. Queremos aprender com esse processo, e uma das ideias é criar uma identidade digital, um portal único, de modo a facilitar os processos aos quais o cidadão precisa se submeter, minimizando o desconforto”, explicou o secretário.

O último compromisso desta terça é um jantar na residência oficial do embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Simões. A comitiva é composta pelos secretários Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Juvir Costella (Logística e Transportes), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), Fernando Estima (superintendente do Porto de Rio Grande) e Paulo Morales (chefe de Gabinete), além de deputados estaduais e federais.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul