Faders Acessibilidade e Inclusão atendeu quase 200 mil pessoas em quatro anos

faders130
A secretária Maria Helena Sartori enalteceu o trabalho e empenho dos servidores da fundação - Foto: SDSTJDH

Com a finalidade de apresentar o trabalho realizado no estado em 2018, a Faders Acessibilidade e Inclusão realizou nesta quinta-feira (13), o Fórum Anual da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. Dez regiões foram contempladas com as interiorizações, totalizando 138 municípios. O evento faz parte do calendário oficial da fundação desde 2004. Nesta edição foram apresentadas, também, as ações de anos anteriores traçando um panorama dos avanços da acessibilidade e da inclusão no RS. O Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede) e a Famurs são parceiros na realização do Fórum.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, enalteceu o trabalho e empenho dos servidores da fundação que nos últimos quatro anos prestou atendimento a mais de 190 mil pessoas em suas unidades, eventos sociais, culturais e de lazer. Destacou o serviço de concessão de Passe Livre que beneficiou mais de 65 mil pessoas e a ExpoTai – Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão –, que teve mais de 4 mil participantes nas duas edições realizadas.

A secretária ressaltou, ainda, a ação da Faders nas escolas por meio das Cipaves, objetivando atingir todas as regiões do estado e mostrar, de forma pedagógica, as lógicas da acessibilidade e da inclusão. Maria Helena agradeceu o apoio dos parceiros, em especial, do Coepede, dos conselhos municipais e entidades que sempre contribuíram para a formulação das políticas públicas para as Pessoas com Deficiência.

O presidente da Faders, Nereu D'Ávila, também, elogiou o trabalho do corpo técnico e funcional da entidade que “faz a fundação andar por si sem a necessidade do presidente.” D'Ávila exaltou a gestão da secretária Maria Helena pela dedicação ao desenvolvimento social do estado, especialmente pelos resultados obtidos através do Programa de Oportunidades e Direitos.

Também prestigiaram o Fórum Anual da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, o presidente da Famurs, Antonio Cettolin; o coordenador de Políticas para as Pessoas com Deficiência da SDSTJDH, Adilso Corlassoli; o diretor municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Jorge Heleno Brasil; a conselheira do Coepede, Evelin Canizares, e representantes do MP-RS e OAB-RS.

Texto: Ascom SDSTJDH
Edição: André Malinoski/Secom