Começam obras de anexo escolar em centro que atende jovens infratores na Cruzeiro

Módulo escolar teve obras autorizadas e terá salas de aula, laboratório de informática e espaços para atividades lúdicas - Foto: Marcelo Vaz/Divulgação

Foi autorizado nesta quinta-feira (11) o início das obras do prédio anexo da Escola Estadual Tom Jobim, localizada nas dependências do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) POA I, no Complexo Cruzeiro, em Porto Alegre. Com investimento de R$ 815 mil, o módulo escolar terá nove salas de aula, laboratório de informática e duas salas para atividades lúdicas. O prazo de conclusão é de seis meses.

A construção resulta de convênio entre a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e a Secretaria da Educação (Seduc). Os serviços serão executados pela empresa CSM Construtora, com a fiscalização da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH). A ordem de início foi assinada pelo presidente da Fase, Robson Luis Zinn, o secretário adjunto de Obras, Saneamento e Habitação, Ervino Deon, e a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann.

Zinn destacou a importância da educação na ressocialização dos adolescentes. "Quando eu entrei na Fase, minha primeira ação foi me aproximar das escolas. Sou filho de professora, sempre estive presente nesse meio. Para o jovem, estar aqui hoje significa que ele perdeu a liberdade, mas essa também é uma oportunidade de se ressocializar com empenho e dignidade", disse.

Por sua vez, Ervino ressaltou sua experiência com o setor educacional, no qual atuou durante 40 anos. "Iniciamos a construção de uma oportunidade. E digo que nada pode dar o respaldo que a educação dá para transpor esse momento de difícil", afirmou. Para Iara, o ato representa o compromisso da gestão de seguir trabalhando pelo melhor. "Não desistam nunca. Vocês têm a chance de mostrar que o tempo passado aqui não foi em vão", incentivou.

A diretora da Escola Tom Jobim, Silvana Carvalho, agradeceu em nome dos funcionários e alunos. "Só me surge uma única palavra: gratidão. A escola é grata e a forma que encontramos de agradecer é sempre dando o nosso melhor. Somos gratos por tudo que foi feito para tirar esse projeto do papel", comemorou.

Quadra de esportes

Além da obra do módulo escolar que inicia nos próximos dias, a quadra poliesportiva da unidade também passa por reformas. Vai ganhar novas marcações com pintura epóxi para qualificar as atividades esportivas.

Novos anexos

Em março deste ano, a Fase entregou um anexo escolar na unidade de internação de Santa Maria. O modelo arquitetônico desta obra servirá para todos os novos anexos que serão construídos no estado. Além do Case POA I, o Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) já teve a ordem de serviço assinada no final do mês de setembro.

Na capital, ainda serão construídos módulos nas escolas do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) e no Case POA II. No interior, estão em andamento as obras em Uruguaiana e Pelotas e, em breve, serão formalizadas as ordens de serviço das unidades de Caxias do Sul e Santo Ângelo. A construção das escolas foi pactuada com o governo do Estado no Acordo de Resultados.

Texto: Daiana Camillo/Fase
Edição: Gonçalo Valduga/Secom