Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fase e DMLU firmam parceria para coleta e descarte de lixo

Publicação:

Fase DMLU lixo
Iniciativa prevê a identificação de lixeiras e a separação do material em categorias distintas - Foto: Marcelo Vaz/Ascom Fase

O descarte de lixo da sede administrativa e das unidades de internação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) em Porto Alegre será feito de maneira sustentável. É o que estabelece um termo de responsabilidade assinado nesta terça-feira (16/7) pelo presidente da Fase, Robson Luis Zinn, e pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), René Machado de Souza.

O documento pactua compromissos mútuos na coleta e no descarte de lixo. A iniciativa prevê a identificação de lixeiras e a separação do material em categorias distintas: reciclados, rejeitos e orgânicos. A proposta projeta o descarte correto de, no mínimo, 90% do lixo produzido pelos adolescentes e servidores da Fase na capital.

“Nós temos contratos e convênios com outras instituições públicas, mas na forma qualificada como a Fase está se dispondo a agir, com docas específicas e com identificação da separação dos resíduos, sem dúvida é algo inédito. A Fase é pioneira, e isso servirá como referência”, avaliou Souza. Ele destacou que este trabalho permitirá que a coleta de resíduos recicláveis também sirva como geração de renda para trabalhadores que atuam nas unidades de triagem conveniadas com o DMLU.

No início da parceria, o município capacitou servidores da Fase para organização da doca de resíduos, espaço situado no Complexo Cruzeiro e que se configura no primeiro local específico para a deposição dos dejetos gerados pela fundação. Neste primeiro momento, a ação se concentrará nas unidades de Comunidade Socioeducativa (CSE) e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), que produzem em torno de 20 sacos de 100 litros de lixo orgânico por dia. Depois que tudo estiver pronto, a coleta seletiva, com a correta separação dos materiais, entrará em vigor em aproximadamente dez dias.

Texto: Marcelo Vaz/Ascom Fase
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul