Fazenda faz novo repasse de aluguel social que chega a R$ 2,4 milhões no ano

Com o repasse de R$ 99,2 mil nesta segunda-feira (17), o governo do Estado conclui mais uma etapa do pagamento para as famílias acolhidas no Programa do Aluguel Social. Desde janeiro deste ano, já são mais de R$ 2,445 milhões destinados ao programa. O Aluguel Social compreende perto de mil famílias, na sua maioria pessoas que foram deslocadas das margens da ERS-118, em Sapucaia do Sul, para permitir as obras de duplicação da rodovia.

No atual governo, o auxílio para pagar o aluguel das famílias já ultrapassa os R$ 12,3 milhões. Em 2015, foram R$ 4,851 milhões e no ano passado o valor foi de R$ 5,143 milhões.

O Tesouro do Estado também transferiu R$ 66,5 milhões para a Secretaria da Saúde. Esse é o primeiro repasse, após a quitação da folha dos servidores, para honrar compromissos de convênios com hospitais e prefeituras. A cota mensal da saúde gira em torno de R$ 170 milhões.

Outros R$ 11 milhões foram disponibilizados para o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), para conservação ou execução de novas obras em rodovias.

Escolas

A cota mensal da Autonomia Financeira das Escolas é de R$ 8,38 milhões e já foi transferida para as instituições na última sexta-feira (14). O dinheiro serve para manutenção dos prédios e pequenas compras para o funcionamento das escolas. No mesmo dia, o Tesouro pagou R$ 14 milhões para as prefeituras para os custos do Transporte Escolar.

Na semana passada, contando com o ingresso de arrecadação do ICMS, foram pagos R$ 149 milhões para situações ainda vinculadas à folha do mês de junho. São compromissos autorizados pelo servidor para o pagamento de valores devidos a instituições bancárias (empréstimo consignado e outros) ou entidades sindicais.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Denise Camargo/Secom