FEE apresenta PIB dos municípios gaúchos

Divulgação para a imprensa do PIB municipal 2009. Apresentação: Jefferson Augusto Colombo, com a presença do secretário do planejamento  João Motta e do presidente da FEE Adalmir Marquetti.
PIB Municipal - Foto: Claudio Fachel / Palácio Piratini

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta quarta-feira (14) os últimos dados do PIB dos municípios gaúchos. O estudo, apresentado pelo economista Jefferson Colombo, lista os dez municípios com as maiores economias gaúchas: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Rio Grande, Gravataí, Triunfo, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Passo Fundo.

Os dados utilizam indicadores das últimas estatísticas do IBGE, referentes ao ano de 2009. No período, os setores da indústria e dos serviços foram os que impulsionaram o crescimento do PIB.

Entre as dez maiores economias, a alteração em relação ao período anterior (2008) é a colocação de Gravataí em quinto lugar, superando Triunfo, e Santa Cruz do Sul assumindo a oitava colocação, ultrapassando Pelotas e Passo Fundo. Porto Alegre permanece sendo a primeira economia do RS, porém seu crescimento abaixo da média do Estado em 2008 (5,4% ante 8,2%) fez com que sua participação no PIB total reduzisse de 18,0% em 2008 para 17,5% em 2009.

Em 2009, houve um grande prejuízo para a lavoura de soja, em função da estiagem, o que prejudicou o desempenho das cidades produtoras desta cultura, assim como os produtores de arroz. Verificamos que os municípios maiores concentram bens e serviços, pois tiveram um crescimento maior do que os municípios menores.Temos que considerar a defasagem histórica, mas ressaltando que estes são os números mais atuais disponibilizados nacionalmente pelo IBGE , explica Colombo.

No período de análise, o PIB do Rio Grande do Sul cresceu 8,21%. O aumento da maioria dos municípios gaúchos ficou abaixo desta média (56,4%), enquanto 43,5% ficaram acima da média estadual. As regiões dos Coredes do Vale do Rio Pardo, Hortênsias e Paranhana Encosta da Serra foram as que apresenatram evolução mais expressiva.

O secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, acompanhou a divulgação dos dados. Qualquer reflexão que fazemos para estruturar políticas públicas considera os diagnósticos que temos. Quanto mais números tivermos, menor a chance de errar, afirmou Motta.

O presidente da FEE, Adalmir Marquetti, lembrou que a estatística do PIB dos municípios é uma das mais importantes do País. É um dos nossos principais indicadores, que nos permite um retrato da conjuntura brasileira, ressaltou Marquetti.

PIB per capita
A estatística da FEE também apresenta as dez maiores concentrações de PIB per capita no Estado, liderada por Triunfo, seguida de Pinhal da Serra, Garruchos, Canoas, Aratiba, Fazenda Vilanova, Nova Araçá, Muitos Capões, Nova Bassano e Santa Cruz do Sul. A principal razão para municípios de pequena população predominarem neste índice é a localização de grandes indústrias nestas cidades.

Predomínio dos Serviços
Na distribuição das atividades econômicas predominantes no Rio Grande do Sul, o setor de Serviços predomina, de acordo com os números apresentados pela FEE:

Serviços - 315 municípios (63,5%)
Agropecuária - 140 municípios (28,2%)
Indústria - 41 municípios (8,27%)

Em números percentuais, os municípios que mais cresceram foram São José dos Ausentes (63,5%), Fazenda Vilanova (54,2%), Bom Jesus (46,1%), Cotiporã (42,3%) e Sentinela do Sul (42,1%). A estatística completa pode ser acessada no site da FEE: www.fee.rs.gov.br.

Texto: Carine Prevedello
Foto: Claudio Fachel