Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FEE defende importância de pesquisas estatísticas a estudantes de SC

Publicação:

Planejamento
Fundação é referência no desenvolvimento de dados estatísticos sobre o RS - Foto: Divulgação/FEE

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) recebeu, nesta sexta-feira (7), a visita de alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), em Santa Catarina. O objetivo foi mostrar o trabalho da fundação, referência no desenvolvimento de pesquisas socioeconômicas e dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. 

Para o pesquisador Júlio César Araújo da Silva Jr., a FEE foi escolhida porque não há instituição semelhante no estado vizinho. "Não temos em SC quem centralize estatísticas estaduais, por isso, precisamos mostrar esse tipo de produção científica. A FEE produz indicadores de qualidade, auxiliando na tomada de decisões e gestão pública", apontou. "Quando buscarmos órgão semelhante, a FEE será nosso exemplo, pela proximidade, pela tradição e pela maneira correta com que produz e divulga os dados", acrescentou o coordenador do curso na Unochapecó, Áureo Leandro Haag. 

O economista da FEE Roberto Rocha demonstrou como a instituição divulga os indicadores de PIB estadual, trimestral, municipal e matriz de insumo-produto. Além disso, identificou os principais setores e a participação do Rio Grande do Sul na economia brasileira. Em seguida, o economista Rodrigo Feix falou sobre o desempenho no agronegócio, um dos setores mais importantes da economia gaúcha.

Texto: Gisele Reginato/Ascom FEE
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul