Fepam suspende cinco garimpos em ação para fiscalizar extração de pedras

Fepam suspende cinco garimpos em ação para fiscalizar extração de pedras
Garimpos operavam sem licença ambiental em Ametista do Sul, no Médio Alto Uruguai - Foto: Divulgação/Sema

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) suspendeu as atividades de cinco garimpos que operavam sem licença ambiental em Ametista do Sul, no Médio Alto Uruguai. Outros cinco empreendimentos receberam termos de advertência para que procedam adequações nas atividades.

A operação foi efetuada por técnicos do Departamento de Fiscalização, nessa quarta (9) e quinta-feira (10), em parceria com o Comando Ambiental da Brigada Militar e com apoio de técnicos do Balcão Ambiental Unificado Sema/Fepam de Santa Rosa.

Nos dois dias, foram fiscalizados 16 garimpos que extraem gemas de pedras semi-preciosas utilizando explosivos. Além de operar sem licença ambiental, foram constatadas outras irregularidades como descarte de rejeitos sobre as encostas e acondicionamento inadequado de explosivos.

O chefe do Departamento de Fiscalização Vagner Hoffmann informa que, para coibir danos ao meio ambiente, outras operações de fiscalização estão programadas no segundo semestre deste ano em diferentes municípios. A força-tarefa teve apoio do efetivo do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Frederico Westphalen, Nonoai e Erechim.

Texto: Catarina Gomes/Fepam
Edição: Gonçalo Valduga/Secom