Governador alinha com Coredes novas estratégias para a Consulta Popular 2019

reunião representantes Coredes
Entre as novidades desta edição, o governador destacou que os recursos serão aplicados em projetos de desenvolvimento regional - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite e o secretário de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), Claudio Gastal, se reuniram na manhã desta quinta-feira (8/8), no Palácio Piratini, com representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), para alinhar novas estratégias para a Consulta Popular 2019 – que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

Nesta edição, a votação não contará com demandas para segurança, saúde e educação. Os R$ 20 milhões disponibilizados pelo Estado serão distribuídos em projetos de desenvolvimento regional, valorizando propostas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo, entre outros.

"Não é justo que a compra de uma viatura ou de uma ambulância concorra com uma demanda da agricultura. As políticas públicas de segurança, saúde e educação estarão asseguradas no orçamento, e assim vamos garantir recursos para promover o desenvolvimento das regiões conforme o que seus moradores considerarem mais importante”, afirmou o governador.

Os representantes dos Coredes iniciaram nesta quarta-feira (7/8) as assembleias locais, em que cada uma das 28 regiões listará suas demandas. Os projetos escolhidos nesses encontros constarão nas cédulas de votação.

“Estamos promovendo o diálogo e buscando, nas assembleias, incentivar a qualidade do voto, e não a quantidade”, salientou a presidente do Corede do Vale do Taquari, Cíntia Agostini.

Nos dias de votação, os cidadãos poderão votar tanto pelo site quanto presencialmente, em pontos definidos pelos conselhos. Clique aqui e veja os locais, datas e horários das assembleias dos Coredes.

O valor disponibilizado pelo governo será distribuído entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Patrícia Specht/Secom