Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador discute acordos de cooperação técnica com a ONU

Publicação:

PNUD, gov e em BSB
Leite ressalta a intenção do Estado de buscar parcerias para a qualificação de processos internos do governo - Foto: Gustavo Mansur

Para avançar na discussão de acordos de cooperação técnica internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da ONU, o governador Eduardo Leite se reuniu com representantes da entidade na manhã desta segunda-feira (4), em Brasília.

Durante o encontro, na sede da ONU, Leite ressaltou a intenção do Estado de buscar parcerias para a qualificação de processos internos do governo. Além disso, foram discutidas possibilidades de cooperação na área fiscal, a partir de experiências de outros países que conseguiram reduzir a crise financeira, como Grécia e Portugal.

A secretária de Planejamento e Gestão, Leany Lemos, que esteve na reunião, ressaltou que algumas possibilidades de parcerias já estão em estágio mais avançado. O representante residente interino do PNUD no Brasil, José Eguren, destacou o interesse da entidade em trabalhar em conjunto com o Rio Grande do Sul, principalmente na parte de gestão de pessoal, de patrimônio e de processos internos do governo.

PNUD BSB acordo
Foram discutidas possibilidades de cooperação na área fiscal, a partir de experiências de outros países - Foto: Gustavo Mansur

"Não podemos nos resignar com o problema fiscal que temos, precisamos trabalhar paralelamente na qualificação do governo, dos nossos processos e da máquina pública. Foi uma primeira conversa muito importante", explicou o governador.

Agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU, o PNUD foca o combate à pobreza e o desenvolvimento humano. Presente em 166 países, colabora com governos, com a iniciativa privada a e com a sociedade civil para ajudar as pessoas a construírem uma vida mais digna.

Texto: Juliano Rodrigues
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul