Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Leite recebe convites para festas e eventos no estado

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 20/03/2019 - O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), convite para XIII Feira de Peixe, em Taquaruçu do Sul.
Soberanas da 13ª Feira de Peixe de Taquaruçu do Sul estiveram no Piratini - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, 11 comitivas, compostas por prefeitos, soberanas, empresários, entre outros representantes de diferentes regiões do estado. Os grupos entregaram convites para que Leite prestigie eventos que ocorrem nas próximas semanas.

A seguir, por ordem crescente de data, veja os eventos para os quais o governador foi convidado:

17° Jantar das Etnias
Onde: Sertão Santana
Data: 22 de março
O tradicional Jantar das Etnias será na próxima sexta-feira (22), às 20h, no Sport Club Esperança. O jantar oferece comida típica alemã, italiana e polonesa.

3ª Expoagro Santa Isabel
Onde: Santa Isabel
Data: 26 a 28 de março
O evento terá palestras, feira da agroindústria familiar, exposição de máquinas e implementos agrícolas, eventos técnicos, mostra de indústria e comércio, oficinas, café colonial, exposição de animais, shows, entre outros. Organizado por representantes da comunidade local, com apoio do governo do Estado e da Emater-RS/Ascar, foi realizado pela primeira vez em maio de 2017.

Posse na CDL de Novo Hamburgo
Onde: Novo Hamburgo
Data: 29 de março
Eleita por unanimidade, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo para o mandato 2019/2020 tomará posse oficialmente no fim de março. Jorge Stoffel, então diretor de Marketing, é o novo presidente da entidade. Entre as principais mudanças para o próximo biênio, está a inclusão da CDL Jovem, que será dirigida por Diovano Klein, que tem o desafio de integrar principalmente a parte digital ao cotidiano dos associados.

Abertura da Colheita da Soja
Onde: Tupanciretã
Data: 30 de março
Conhecida como a Capital da Soja, Tupanciretã sediará, novamente, a abertura oficial da colheita do grão. O evento é uma oportunidade de encontro entre produtores e para se debater temas do setor. Participam, ainda, autoridades municipais, estaduais e federais, entre presidente de associações, cooperativas e órgãos privados, empresas, assim como representantes de órgãos públicos.

32º Fórum da Liberdade
Onde: Porto Alegre
Data: 8 e 9 de abril
Organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento é considerado um dos maiores congressos de debates da América Latina e o principal de viés liberal do Brasil. Atualmente na 32ª edição, a iniciativa promove palestras, debates e já reuniu ao longo de sua história inúmeras personalidades, como políticos, ministros, empresários, escritores e vencedores do prêmio Nobel. O tema deste ano será a abertura do Brasil para as reformas.

Formatura de tecnólogo em Gerenciamento e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros
Onde: Porto Alegre
Data: 11 de abril
O governador foi convidado para ser paraninfo da turma São Floriano, do curso de tecnólogo em Gerenciamento e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

2º Simpósio Sul-Americano e Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã
Onde: Cachoeira do Sul
Data: 11 e 12 de abril
A segunda edição do Simpósio Sul-Americano da Noz-Pecã, marcado para 11 e 12 de abril, tem o objetivo de fortalecer o cultivo da nogueira-pecã como alternativa de diversificação produtiva e geração de renda para a agricultura, por meio de apresentações, debates e intercâmbio de informações sobre os principais fatores que limitam a produtividade e qualidade, bem como as perspectivas da produção e comercialização da noz-pecã na América do Sul e no mundo. Ainda no dia 12, será realizada a segunda abertura oficial da colheita da noz-pecã, com a presença de autoridades estaduais. O Rio Grande do Sul é o maior produtor da fruta no Brasil, tendo os municípios de Cachoeira do Sul e Anta Gorda como destaque na produção gaúcha.

Chocofest
Onde: Nova Petrópolis
Data: 11 a 21 de abril
Considerado um dos principais eventos de Páscoa no país, o Chocofest ocorre pela segunda vez em Nova Petrópolis. Na última edição, foram mais de 100 mil visitantes em duas semanas de evento. Neste ano, o Chocofest será maior, com mais atrações e terá o mesmo formato que em 2018, quando juntou-se à tradicional Magia da Páscoa de Nova Petrópolis. Todas as ruas centrais do município receberam decoração, e as atrações artísticas se concentraram na Rua Coberta, na Praça das Flores.

13ª Feira do Peixe
Onde: Taquaruçu do Sul
Data: 11 a 14 de abril
Em sua 13ª edição, a Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul se tornou uma das maiores da região norte do estado. O diferencial do evento é a praça de alimentação, com a venda de vários produtos à base de peixe, além das feira do comércio, indústria e artesanato e da terneira, que acontecem paralelamente, valorizando todos os setores da economia local.

48º Festival da Barranca – Os Angueras
Onde: São Borja
Data: Semana Santa 
Criado em 1972, o festival é considerado uma das principais referências culturais da música nativista do Rio Grande do Sul e sul-americana. O evento é sempre na Semana Santa, às margens do Rio Uruguai, em São Borja, e reúne alguns dos principais compositores e intérpretes musicais. O Barranca tem algumas peculiaridades, como a que mulher não pisa no acampamento, entra apenas quem é convidado por algum Anguera e dinheiro só vale se for manduca – moeda que tem paridade com o real. Outro diferencial é que os concorrentes têm menos de 24 horas para compor suas canções, sendo que o tema é anunciado no começo da noite da Sexta-Feira Santa (dia 19 de abril) e, no sábado, os músicos têm de defender as obras. Desde 2008, o Festival da Barranca é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de São Borja.

16ª Expofeira do Agronegócio
Onde: Três de Maio
Data: 27 de abril a 5 de maio
Feira multissetorial realizada em Três de Maio, ocorre a cada dois anos e tem a finalidade de expor as principais potencialidades da região Noroeste, fomentando o comércio e a indústria regional, além de apresentar as novidades dos mais diversos setores do agronegócio.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul