Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador participa da abertura oficial do South Summit

Publicação:

abertura South Summit
O evento de inovação e tecnologia segue até sexta-feira (6/5) no Cais Mauá, em Porto Alegre - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Foi dada a largada para o South Summit Brazil. No início da noite desta quarta-feira  (4/5), ocorreu a abertura oficial do evento de inovação e tecnologia que segue até sexta-feira (6/5) no Cais Mauá, em Porto Alegre. 

O governador Ranolfo Vieira Júnior participou do ato realizado nos armazéns do cais. Ao longo do dia, a programação já se desenvolveu com encontros e painéis. Cerca de 10 mil pessoas circularam pelo espaço neste primeiro dia. 

Plataforma de conexão entre startups, empresas e fundos de investimento globais, o South Summit nasceu em Madri em 2012. Com o South Summit Brazil, pela primeira vez o evento é realizado fora da Europa.

O governador lembrou de todo o esforço articulado para que o evento fosse sediado no Rio Grande do Sul. “Estamos aqui concretizando um sonho compartilhado por muitas pessoas, por instituições públicas e privadas. Quando assumimos o governo em 2019, uma das primeiras missões foi buscar um grande evento de inovação e tecnologia para o Estado”, disse, lembrando que a aposta na transformação pela inovação e por uma nova economia baseada no conhecimento vem sendo uma prioridade para o governo desde o seu início. 

Ranolfo   abertura South Summit
“Estamos aqui concretizando um sonho compartilhado por muitas pessoas, por instituições públicas e privadas", disse Ranolfo - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Depois de dois anos de tratativas, no final do ano passado, durante uma missão internacional do governo na Espanha, o Rio Grande do Sul e Porto Alegre foram confirmados como palco do South Summit Brazil. “E hoje estamos aqui, nesses armazéns impregnados de história que, nos próximos dias, vão receber esse grande evento, aproximando empreendedores e investidores”, comemorou Ranolfo. 

No primeiro dia, palestrantes nacionais e internacionais trataram de temas como sustentabilidade, investimentos, empreendedorismo e inteligência artificial. No total, mais de 500 palestrantes falarão em cinco palcos simultâneos. No pavilhão Marketplace, estandes de serviços e exposições oferecem experiências e produtos. Outro ponto de destaque é a competição de startups, que teve mil projetos inscritos, com 50 finalistas.

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, que foi o ponto focal do Estado para o processo de instalação do South Summit no Rio Grande do Sul, avaliou que o primeiro dia do evento já demonstra o potencial e a capacidade de mobilização de um evento global como este. "Mostra que foi acertada a nossa estratégia que começou em 2019 para trazer o evento para cá. Nós temos aqui um ecossistema de inovação pujante, espírito empreendedor e jovens cada vez mais capacitados”, ressaltou.

Também participaram do ato de abertura a fundadora da South Summit, Maria Benjumea, o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e secretários de Estado. 

Texto: Thamíris Mondin e Camila Martins
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul