Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite participa de celebração da Páscoa Judaica que lembra os estrangeiros neste ano

Publicação:

Páscoa Sibra 1
Governador destacou a responsabilidade de todos os gaúchos de receberem bem quem escolhe morar aqui - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou de um jantar de celebração da Páscoa Judaica (Pêssach), na noite desta quinta-feira (25/4), na sede da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), na capital.

A Páscoa Judaica comemora a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito, há 3,3 mil anos. A festa ocorre, neste ano, entre os dias 19 e 27 de abril. É uma celebração de oito dias no início da primavera em Israel, entre os dias 15 e 22 do mês hebraico de Nissan.

Durante o jantar, o rabino Guershon Kwasniewski fez uma narração do Êxodo, por meio de leituras e de cânticos. A interação com os alimentos foi planejada de modo a dar um toque familiar e comunitário ao evento.

Neste ano, o destaque foram os estrangeiros que, agora, vivem entre os gaúchos. “Temos a memória coletiva, como povo, e sabemos que não é fácil ser estrangeiro. Por isso, nossa mesa está aberta aos haitianos, peruanos, senegaleses e venezuelanos”, explicou Kwasniewski. O rabino disse que a comunidade judaica compartilha o compromisso do governo de acolher os refugiados.

Páscoa Sibra 2
Jantar na Sibra na noite da quinta (25/4) teve como temática os estrangeiros que agora vivem no Estado - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Destacando que a responsabilidade de receber bem os estrangeiros que vivem no RS não é só do governo, e sim, de todos os gaúchos, o governador Eduardo Leite reconheceu o simbolismo de um evento com essa temática.

“Participar de uma celebração como essa, que exalta aqueles que tiveram de deixar o país de origem para aqui viverem, faz com que lembremos de nossos antepassados, e com que pensamos em como gostaríamos que eles tivessem sido tratados”, refletiu Leite, ao saudar os participantes do jantar.

Os estrangeiros, por sua vez, tiveram oportunidade de dar depoimentos e de expor a arte que produzem, incluindo uma versão da canção Canto Alegretense em francês.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul