Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe convites de comitivas do RS

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 14/087/2019 -  Comitiva do Município de Bom Princípio convida para 18° Festa do Moranguinho. Fotos: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Realizada a cada dois anos, a Festa Nacional do Moranguinho será de 6 a 22 de setembro de 2019 em Bom Princípio - Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

CORREÇÃO: até as 13h30 do dia 15/8, ficou informada errada a data da realização da 93ª Expofeira Pelotas. A informação está corrigida abaixo.

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quarta-feira (14/8),no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, comitivas de diferentes regiões do Estado. Algumas delas, lideradas por prefeitos e empresários, entregaram convites para festas típicas e eventos que ocorrerão nas próximas semanas. Houve, ainda, entrega de livros.

Aniversário de 110 anos da cooperativa Cotribá
Onde: na Expointer, em Esteio
Quando: 29 de agosto
A Cooperativa Cotribá, com mais de 7 mil associados e mais de 900 funcionários, completa 110 anos em 2021, mas as comemorações se iniciam na Expointer 2019, em evento dia 29 de agosto. A contagem regressiva dos 500 dias para o aniversário vai ser marcada, ainda, pelo lançamento do logotipo comemorativo. Com sede em Ibirubá, a Cotribá tem uma estreita relação com a atividade do produtor e tem vários segmentos de negócios a fim de atender às diversas necessidades de uma propriedade rural e está presente com unidades em 21 municípios gaúchos, com mais de 50 pontos de negócios.

93ª Expofeira Pelotas
Onde: Pelotas
Quando: 7 a 13 de outubro
Promovido pela Associação Rural de Pelotas (ARP), a Expofeira é o evento referência e o principal evento de agronegócio na Região Sul. Representa um momento de integração entre as cadeias produtivas e de valorização daqueles que se dedicam a essa atividade. Entre as atrações, exposições com a presença de animais de alto valor genético, leilões, mostras da gastronomia regional, produtos da agricultura familiar, de máquinas e implementos agrícolas, além de shows e atividades culturais. A data da abertura oficial e Mérito Rural é dia 10 de outubro, às 19h. 

35ª Comenda della Comenda Vera Prata
Onde: Porto Alegre
Quando: 24 de agosto
O evento reúne anualmente, em Porto Alegre, os descendentes da Colônia Alfredo Chaves, hoje Veranópolis, e de Nova Prata, na Serra, com amigos e parceiros que se somaram ao longo dos anos para fazer o bem. Na 35ª edição, o jantar beneficente vai ajudar o Lar Esperança de Porto Alegre e o Lar São José de Canoas. Além de promover o reencontro, o evento visa aproximar mais gaúchos da cultura italiana e resgatar valores históricos.

18ª Festa do Moranguinho
Onde: Bom Princípio
Quando: 6 a 22 de setembro
Realizada a cada dois anos, a Festa Nacional do Moranguinho reúne milhares de pessoas interessadas em se divertir e degustar os famosos morangos in natura ou em seus derivados. Com uma ampla programação cultural, o evento tem shows de artistas nacionais, regionais e locais, corais, orquestras, atrações alemãs e gaúchas, além de uma feira industrial e comercial com mais de 130 estandes. Bom Princípio sediará ainda a abertura da colheita as safra 2019 de morango, dia 22 de agosto.

Encontro Nacional de Empresas Juniores – Enej 2019
Onde: Gramado
Quando: 4 a 7 de setembro
O Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej) visa propagar ideias empreendedoras entre jovens brasileiros por meio de palestras, workshops, cases, cursos e rodas de negócio. O Encontro, que atualmente é o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo, recebendo todos os anos mais de 5 mil pessoas, ocorre na Expo Gramado.

Inauguração da Escola de Educação Infantil Rubem Brehm Justo
Onde: Três Forquilhas
Quando: 25 de agosto
A inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Rubem Brehm Justo ocorre no dia 25 de agosto, no município de Três Forquilhas, no Litoral Norte.

Final do Freio De Ouro na Expointer
Onde: Esteio
Quando: 25 de agosto
A mais importante prova da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) conta com 12 classificatórias, duas delas internacionais, por onde passam mais de mil animais anualmente. A grande final é realizada na Expointer e é a prova que reúne o maior público na feira. A premiação é uma das novidades deste ano: serão R$ 200 mil em prêmios, distribuídos entre os oito ganhadores.

Final da Inclusão de Ouro
Onde: Esteio
Quando: 28 de setembro
Idealizada em 2018, a Inclusão de Ouro – em alusão ao famoso Freio de Ouro – é a prova da raça crioula voltada a portadores de necessidades especiais. O objetivo é promover a inclusão e proporcionar que pessoas com alguma deficiência possam competir em provas classificatórias e fazer uma grande final na pista do Parque da Expointer, em Esteio.

Lançamento do Projeto Catorze 8000+ e da próxima expedição Manaslu 2019
Onde: Santa Rosa
Quando: 24 de agosto
O projeto Catorze 8000+ surgiu para quebrar barreiras. Henrique Franke quer ser o primeiro brasileiro a escalar as 14 maiores montanhas do mundo (com mais de 8 mil metros sobre o nível do mar). O Manaslu, localizada no Nepal, é a oitava montanha mais alta do mundo e, apesar de ser considerado como um dos 8 mil mais simples tecnicamente, a altitude é um desafio grande. Por motivos principalmente de logística e relações internacionais será o primeiro destino. A expedição está pré-marcada para setembro e outubro de 2019. A viagem toda deverá ter duração de 50 dias.

Troféu Senar–O Sul
Onde: Esteio
Quando: 25 de agosto
Em uma realização da Rede Pampa e Senar-RS, ocorre no domingo, dia 25 de agosto, a 17ª edição do Troféu Senar–O Sul, que tem a finalidade de destacar os melhores do agronegócio, homenageando personalidades e empresas que contribuíram com suas atividades para o engrandecimento do setor. O evento, que ocorre na Associação Leopoldina Juvenil, na capital, abre o calendário social da 42ª Expointer. A estatueta do prêmio é uma criação da artista plástica Glorinha Corbetta.

1ª Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela
Onde: Canela
Quando: 21 a 28 de agosto
A prefeitura de Canela, em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência (ACPDF), realiza de 21 a 28 de agosto a 1ª Semana da Acessibilidade e Inclusão. A abertura oficial será realizada na quarta-feira (21/8), às 20h, no Auditório UCS Campus Hortênsias. A semana tem como objetivos promover a qualificação dos profissionais que atuam no segmento, além de levar à população informação para que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência no contexto individual, social e ambiental. A intenção é promover a difusão e popularização de tecnologias assistivas bem como as atividades recreativas e esportivas para as pessoas com deficiência.

60ª Festival Hípico Noturno
Onde: Porto Alegre
Quando: 20 a 24 de novembro
A mais tradicional e antiga competição hípica do Brasil, sediada sempre em Porto Alegre, o Festival Hípico Noturno chega à 60ª edição. O sucesso do evento, além do show de saltos, também é devido à programação cultural e artística. Durante o dia, lojas e expositores divulgam seus produtos e negócios e, à noite, um show musical encerra a competição. O evento reúne atletas de renome do esporte nacional. O evento ocorre na sede do 4º Regimento de Polícia Montada, no bairro Partenon.

Obras jurídicas e literárias 
Escritor e doutorando em Direito, João Riél é autor e coautor de dezenas de obras e membro da Academia Centro Serra de Letras. Em dezembro de 2018 foi condecorado com a medalha da 54ª Legislatura do Parlamento Gaúcho. Veja as obras entregues ao governador:
- A responsabilidade civil pelos danos praticados nas redes sociais antes da vigência da Lei Marco Civil da Internet
Apontamentos sobre violação dos direitos ligados a personalidade pelas novas tecnologias
- Partes de mim
- O fim com um novo começo. Histórias de uma nova vida

Clique aqui e acesse mais fotos das entregas de convites.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul