Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe diretoria do Instituto do Câncer Infantil (ICI)

Publicação:

câncer infantil campanha Leite
Governador prometeu apoio do Estado na campanha de combate ao câncer infantojuvenil - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quinta-feira (15/8), a diretoria do Instituto do Câncer Infantil (ICI). Acompanhado da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, Leite foi convidado para uma audiência pública na segunda-feira (19/8) sobre o tema, no Memorial Legislativo.

O diretor-presidente do ICI, Algemir Brunetto, reforçou a importância do diagnóstico precoce no tratamento de crianças e jovens com câncer. O grupo pediu o apoio do governo na divulgação da campanha de combate ao câncer infantojuvenil, cujo mês de conscientização é setembro, intitulado Setembro Dourado.

O governador garantiu que a campanha tem o apoio do governo. "É um tema sensível, no qual a conscientização do maior número de pessoas faz diferença", argumentou. Leite também deixou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, à disposição para que novas conversas sobre o assunto sejam marcadas.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença de 1 a 19 anos. Todos os anos, 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no país – 600 no RS –, dos quais 80% têm chance de cura, se diagnosticados precocemente.

O mote da campanha é "Repare no Detalhe", para conscientizar pais, responsáveis e professores de que devem prestar atenção aos seguintes sintomas em crianças e adolescentes:

– Cansaço, palidez e caroços no corpo;
– Dores de cabeça e vômitos, dores nos ossos ou dor sem causa aparente;
– Perda significativa de peso;
– Febre prolongada sem causa aparente;
– Sangramento do nariz ou gengiva, manchas roxas na pele;
– Aumento do tamanho da barriga;
– Diminuição da visão ou perda de equilíbrio;
– Reflexo branco nas pupilas.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul