Governador recebe prefeito de Porto Alegre para discutir futuro do Cais Mauá

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 16/04/2019 - O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta terça-feira (16), o prefeito Nelson Marchezan Jr. para tratar sobre a concessão do Cais Mauá. Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Governador Leite e prefeito Marchezan analisaram concessão do cais em reunião da qual participaram Estima e o chefe de Gabinete - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O futuro das obras de revitalização do Cais Mauá voltou à pauta do governo nesta terça-feira (16/4). Em seu gabinete no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite, a quem cabe decidir o rumo da concessão, recebeu o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, responsável pelas licenças das obras.

A concessão para o Consórcio Cais Mauá do Brasil S.A., pelo período de 25 anos, foi assinada em 2010, mas até hoje as obras não tiveram início por problemas enfrentados pela concessionária.

Durante cerca de uma hora, Leite e Marchezan, acompanhados do superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, discutiram as alternativas para o impasse, incluindo a proposta apresentada pelo consórcio no dia anterior ao governador.

O Cais Mauá do Brasil S.A. sugere a repactuação do contrato, por meio de um grupo de trabalho a ser formatado, e autorização para dar seguimento, paralelamente, às obras do chamado Marco Zero

“Meu interesse é fazer acontecer o projeto, porque o Cais é de fundamental importância para o desenvolvimento do estado”, reforçou o governador na reunião com o prefeito.

A decisão deve ser tomada somente após análise, pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do relatório entregue pelo grupo de trabalho liderado por Estima a respeito das soluções possíveis e também do encontro com representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria Nacional de Portos previsto para a próxima semana. A decisão de enviar para a PGE foi tomada em reunião no Piratini na quinta-feira (11/4).

“Queremos construir juntamente com o governo a melhor solução para a população”, destacou Marchezan, que foi convidado para a reunião com o governo federal.

Na segunda-feira (15/4), o governador recebeu em seu gabinete no Piratini representantes do Consórcio Cais Mauá para discutir o assunto.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom