Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite defende ampliação de obras de infraestrutura em reunião com ministros

Publicação:

Leite reuniu-se com ministros para tratar sobre investimentos e obras de infraestrutura fundamentais para o desenvolvimento do RS
Leite reuniu-se com ministros para tratar sobre investimentos e obras de infraestrutura fundamentais para o RS - Foto: Itamar Aguiar

O governador Eduardo Leite teve uma reunião de trabalho com ministros do governo federal para tratar sobre investimentos e obras de infraestrutura fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira (11), no salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini.

O encontro contou com a presença dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Cidadania, Osmar Terra; da Secretaria de Governo, general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz; do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior; dos secretários de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, e dos Transportes, Juvir Costella, além de técnicos do governo federal e estadual.

Leite destacou a importância de ampliar a infraestrutura gaúcha, finalizando obras rodoviárias federais que estão em andamento. Também salientou o desenvolvimento de modais com potencial e que sejam pouco explorados, casos de ferrovias, hidrovias e aeroportos. “Reduzir o custo logístico é fundamental para o desenvolvimento do Estado e para que se torne mais competitivo, colaborando para a retomada do crescimento”, afirmou o governador.

O governador salientou o desenvolvimento de modais pouco explorados, casos de ferrovias, hidrovias e aeroportos
O governador salientou o desenvolvimento de modais pouco explorados, casos de ferrovias, hidrovias e aeroportos - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Freitas confirmou a importância do RS para o país, mas ponderou que a crise financeira obriga a uma racionalização dos investimentos. “Hoje, os recursos estão muito pulverizados no Rio Grande do Sul. Entendo que será mais eficiente priorizar as obras mais avançadas, para finalizá-las o quantos antes e, dessa maneira, liberar verbas para outros projetos”, avaliou o ministro da Infraestrutura. Seguindo essa diretriz, Freitas antecipou que devem ser priorizadas a duplicação da BR-116 e a conclusão da nova ponte do Guaíba, além das obras do contorno de Pelotas e da travessia urbana de Santa Maria.

Os representantes do governo e da União discutiram, ainda, formatos de parcerias público-privadas, que deverão ser o foco nas duas gestões, e de eventuais parcerias entre os governos na realização de obras estratégicas no RS. “O principal ponto dessa reunião foi a aproximação que estamos iniciando entre esses dois novos governos. Com certeza teremos muito a tratar e já começamos muito bem”, concluiu Leite.

Texto: Secom
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul