Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora recebe Projeto de Restauração do Hospital São Pedro

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, recebe da presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, o projeto detalhado de restauração do Bloco A do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP).
Governadora recebe Projeto de Restauração do Hospital São Pedro - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius recebeu no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (2), da presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, o projeto detalhado de restauração do Bloco A do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). O projeto obedece às diretrizes aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e contou com o apoio de várias secretarias e órgãos da administração. Estamos vendo nascer mais uma criação deste Governo, que hoje apresenta o projeto de como será o Hospital Psiquiátrico São Pedro, com o resgate de sua história e de seu patrimônio, enfatizou Yeda.

De acordo com Tarsila Crusius, o principal objetivo deste projeto é devolver à sociedade um patrimônio público que tem um potencial muito grande nas áreas da Cultura, da Saúde e da Educação, e que será adequado às novas exigências de acessibilidade e de tecnologia. Ela também agradeceu a confiança depositada pela governadora às ações realizadas pelo Comitê de Ação Solidária.

O projeto contempla as áreas arquitetônicas, estruturais, hidráulica, elétrica, de comunicação visual, de prevenção contra incêndio e de mobiliário do HSPS. Uma série de medidas concretas de recuperação do complexo São Pedro também foram realizadas pelo Governo do Estado nos últimos anos, com investimento no espaço ocupado pela área clínica, na unidade para drogados, na instalação de uma cozinha industrial e, especialmente, na nomeação de 70 servidores, recompondo o corpo clínico, que estava defasado em 40 anos.

Atualmente, o São Pedro mantém 200 alunos em atividade no local, abriga 320 pacientes moradores e 130 no sistema de internações de breve duração. Além disso, possui um bloco modelar de atendimento a dependentes químicos e o setor de Pronto Atendimento Hospitalar. Estiveram presentes no encontro representantes das secretarias estaduais da Saúde, de Obras Públicas e da Cultura, e da Associação dos Amigos do HPSP.

Texto de Adriana Ferrás

Portal do Estado do Rio Grande do Sul