Governo apresenta cursos técnicos aliados à economia verde em painel na COP30
Criação das Escolas Resilientes também foi discutida no encontro
Publicação:
O Governo do Rio Grande do Sul apresentou, nesta sexta-feira (14/11), os cursos técnicos da Rede Estadual ligados à economia verde na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA). A secretária da Educação, Raquel Teixeira, conduziu as atividades, que integraram o painel Empregos Verdes e Juventude, no Pavilhão Brasil. O evento foi promovido pela Rede de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
Na oportunidade, Raquel falou sobre os cursos relacionados a temas como energias renováveis, biocombustíveis, meio ambiente, agronegócios, agroindústria, agricultura e química. A secretária ressaltou a importância de se qualificar a juventude para atuar em setores estratégicos, como energias renováveis, eficiência de recursos e tecnologias de baixo carbono.
“O investimento na criação e expansão de cursos técnicos é uma resposta às demandas do mercado e um compromisso proativo do governo e de parceiros setoriais. O objetivo é garantir que as juventudes estejam capacitadas e preparadas para as exigências de um futuro mais limpo e sustentável”, disse Raquel.
Também foram destacadas as estratégias da Seduc para a criação das Escolas Resilientes. O conceito, que se tornou central para a atuação da Rede Estadual, traduz a ideia de uma escola capaz de resistir, absorver e se adaptar aos efeitos dos eventos adversos, acolhendo e garantindo o bem-estar da comunidade escolar com ações de prevenção, resposta e de recuperação. O objetivo é assegurar a continuidade do ensino com equidade e qualidade.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o compromisso do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Às 18h30, a convite da Secretaria da Educação do Pará e do Instituto Alana, Raquel participa do Painel Redes de Educação no centro das estratégias de adaptação e resiliência climática, no Pavilhão Pará.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom