Governo articula-se para buscar recursos federais a atingidos por chuvas

Leite pediu que equipe de governo mantenha contato com a União para agilizar trâmites - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo do Estado definiu, nesta sexta-feira (18), novos encaminhamentos a serem feitos ao governo federal para dar suporte às cidades afetadas pela chuva das últimas semanas. Todo o apoio técnico necessário para facilitar a captação de recursos federais será oferecido às prefeituras, com o objetivo de reconstruir as áreas atingidas por temporais e enchentes.

As demandas foram encaminhadas pelo governador Eduardo Leite em reunião com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, e o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Julio Cesar Rocha Lopes. Leite pediu que ambos mantenham contato com a União para agilizar os trâmites.

"O Estado tem dado o suporte necessário nesse primeiro momento, mas as próximas etapas, que exigem um aporte maior de recursos para reconstrução de espaços públicos, estradas e pavimentação, dependem do governo federal. Por isso, é importante articularmos as ações para que elas ocorram da forma mais ágil possível", explicou o governador.

Com o reconhecimento, por parte do Estado, dos decretos de situação de emergência dos municípios, agora resta a homologação pela Defesa Civil Nacional. Assim que isso ocorrer, será possível que as prefeituras peçam recursos para a reconstrução. Os moradores que tiveram prejuízos com a chuva também poderão solicitar o saque do FGTS, a partir de critérios definidos pela Caixa Econômica Federal.

00:00:00/00:00:00

Defesa civil solicita doações para auxiliar famílias atingidas pelas cheias

Defesa civil solicita doações para auxiliar famílias atingidas pelas cheias Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Saiba como ajudar as vítimas dos temporais