Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo cria escola de educação para o trânsito e engaja população por mais empatia durante mobilidade

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18/09/2019 - Lançamento da Escola Pública de Trânsito, Semana do Trânsito e Campanha\ninstitucional do DetranRS. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
“Não há esforço de governo com multas, sinalização ou obras que supere a falta de educação no trânsito", disse Leite - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A abertura da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, foi marcada, nesta quarta-feira (18/9), pela criação da Escola Pública de Trânsito do Rio Grande do Sul. A instituição, voltada à formação de todos os gaúchos, tanto servidores, credenciados e terceirizados do DetranRS, como estudantes, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, foi anunciada durante cerimônia no Palácio Piratini.

“Não há esforço de governo com multas, sinalização ou obras de engenharia que supere a falta de educação no trânsito. É por isso que, depois de 22 anos do Código de Trânsito Brasileiro, preceituando a educação, nós estamos criando, finalmente, a Escola Pública de Trânsito. Para que possamos fazer em maior escala aquilo que já é feito por órgãos da sociedade, como a Fundação Thiago Gonzaga, de forma que os resultados também sejam em maior escala e para que possamos, assim, reduzir os indicadores de violência no trânsito”, afirmou o governador.

A Escola deve entrar em funcionamento em 2020, juntamente com o calendário escolar, oferecendo um cronograma anual próprio e pró-ativo com cursos temáticos sobre trânsito. Para chegar a todos os gaúchos, o governo contará com a parceria de prefeituras. Inicialmente, o foco de atuação será nos 18 municípios mais violentos do Estado e considerados como prioritários para as ações do programa RS Seguro.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18/09/2019 - Lançamento da Escola Pública de Trânsito, Semana do Trânsito e Campanha\ninstitucional do DetranRS. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
"Através da educação, do engajamento e da conscientização vamos reduzir indicadores de acidentes e de vítimas", disse Ranolfo - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

“A violência em todas as esferas, inclusive no trânsito, não é um problema apenas de segurança pública. É um problema de saúde, é social e até econômico. Não tenho dúvidas de que através da educação, do engajamento e da conscientização sobre isso nós vamos conseguir reduzir os indicadores de acidentalidade e de vítimas no nosso trânsito”, disse Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador e secretário da Segurança Pública – pasta à qual está ligado o Detran-RS.

Além de aulas presenciais e à distância, a Escola Pública de Trânsito contará com a ajuda de um personagem especial: a Ônibas, um ônibus de cílios longos que será conduzido por uma mulher.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18/09/2019 - Lançamento da Escola Pública de Trânsito, Semana do Trânsito e Campanha\ninstitucional do DetranRS. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
Diretora institucional do DetranRS , Diza Gonzaga lembrou que mulheres cometem menos infrações no trânsito - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

“Não é um simples símbolo de empoderamento feminino, mas é porque, no trânsito, as mulheres realmente dão exemplo: 91% dos acidentes com mortes ou lesão graves têm um homem na direção”, explicou a diretora institucional do DetranRS , Diza Gonzaga, reconhecida pelo trabalho voluntário na presidência da Fundação Thiago Gonzaga e na coordenação do programa Vida Urgente, voltado à conscientização para um trânsito seguro e responsável.

Doado pela Marcopolo, o veículo levará crianças da periferia para conhecer pontos de referência da capital, como o Piratini e a prefeitura, enquanto ensina lições relacionadas ao trânsito. “Será uma aula de vida”, resumiu Diza.

Aulas circulando pela cidade

Aproveitando ainda as atenções à Semana Nacional de Trânsito, o DetranRS lançou o movimento “Empatia no Trânsito – Você no Lugar do Outro”, que levará aos meios de comunicação e às redes sociais a importância de se colocar no lugar do outro no trânsito – tanto faz se você está circulando a pé, de bicicleta, skate, moto, carro, ônibus ou caminhão.

A iniciativa é mais do que uma campanha publicitária tradicional, pois faz visa inspirar e desencadear o engajamento de toda a população gaúcha para a cultura do bem nas relações do trânsito no RS. “As políticas públicas de trânsito talvez sejam as mais abrangentes de um governo, porque impactam, diretamente, na vida de todo mundo, afinal, qualquer pessoa precisa se deslocar. Mas de nada adianta investir nas ruas e estradas, se não houver empatia. É isso que esse movimento que estamos lançando quer, que cada um entenda o seu papel no deslocamento e aja com gentileza, respeito e, principalmente, zelo pela vida”, ressaltou o governador após vestir a camiseta com a marca da campanha entregue por Diza.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18/09/2019 - Lançamento da Escola Pública de Trânsito, Semana do Trânsito e Campanha\ninstitucional do DetranRS. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
Governador Leite fez pronunciamento após vestir a camiseta da campanha sobre empatia no trânsito - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

“O primeiro gaúcho a vestir literalmente a camisa do nosso movimento”, brincou a diretora, mostrando em seguida, em primeira mão, o vídeo principal da iniciativa, que entra no ar já nesta quarta-feira.

Além de contarem com uma apresentação do Coral Vida Urgente – formado por mães e pais que perderam filhos em acidentes de trânsito –, os convidados, ao deixaram o Salão Negrinho do Pastoreio, receberam adesivos com o símbolo e o slogan “Empatia no Trânsito – Você no Lugar do Outro”. Os valores investidos nas peças de divulgação são uma contrapartida do DetranRS em relação à arrecadação com multas.

Mobilização em todo o país

A violência no trânsito vem diminuindo no Estado desde 2010, quando foi registrado o pico da acidentalidade no Estado (2.190 mortes). O ano de 2018 teve o menor número de mortes no trânsito (1.670) da série histórica, iniciada em 2007.

O balanço da acidentalidade no primeiro semestre deste ano segue a mesma tendência, apontando para o menor número de mortes da série histórica. Foram 806 mortes de janeiro a junho de 2019 nas vias gaúchas, um número ainda muito alto, mas 7% menor do que no mesmo período do ano passado, quando morreram 865 pessoas.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18/09/2019 - Lançamento da Escola Pública de Trânsito, Semana do Trânsito e Campanha
institucional do DetranRS. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
“Temos uma meta desafiadora: a busca pelo número zero de mortes no trânsito”, afirmou Bacci - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

“Temos uma meta desafiadora: a busca pelo número zero de mortes no trânsito gaúcho. É uma utopia, mas uma utopia que há de ser perseguida por nós”, afirmou o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro e coordenada pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo conscientizar para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro.

O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

00:00:00/00:00:00

Governo cria escola de educação para o trânsito

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul